CulturaDestaque

Poeta ucraniano homenageado no Restelo

Foi inaugurada este sábado, dia 14 de Setembro, uma escultura do busto do poeta ucraniano Taras Shevchenko, na Freguesia de Belém.

O momento simbólico e festivo contou com a presença da vereadora da Cultura e das Relações Internacionais da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, bem como da Embaixadora da Ucrânia e de várias associações ligadas à representação da comunidade ucraniana em Portugal.

Assinado apelo artista Hélder de Carvalho, o monumento agora instalado na zona do Restelo, na Rua Gil Eanes constitui uma homenagem da cidade de Lisboa ao poeta e à comunidade ucraniana em Portugal.

Segundo uma nota do Município divulgada no seu site, Taras Shevchenko, nascido em 1814, “começou por se destacar na pintura, ingressando na Academia de Artes Russa, mas seriam as letras – nomeadamente, a sua poesia – que o imortalizariam como o grande nome do romantismo ucraniano. Considerado o fundador da literatura ucraniana moderna, Shevchenko está representado em cidades de vários países onde se encontra a diáspora ucraniana, como Washington, nos Estados Unidos, Ontário, no Cánada, ou  Curitiba, no Brasil, entre outras. Lisboa junta-se agora a este conjunto de cidades, com uma obra do escultor Hélder de Carvalho”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close