DossierLocalOutras

Miradouro de São Pedro de Alcântara vai ser reforçado

A Câmara Municipal de Lisboa prepara-se para contratar uma empreitada de 5,5 milhões de euros para estabilizar as plataformas do Miradouro de São Pedro de Alcântara.

A intervenção neste miradouro com mais de 250 anos é garantir a segurança de pessoas e bens, depois de ter sido confirmada a necessidade de trabalhos estruturais.

De acordo com comunicado do Município, “A obra visa a estabilização geotécnica daquele miradouro da colina S. Pedro de Alcântara, após o acompanhamento e monitorização permanente que os serviços do Município têm feito ao longo dos anos e que apontam para a necessidade de avançar neste momento com trabalhos estruturais. Estes vão consistir numa intervenção na plataforma inferior do Jardim de S. Pedro de Alcântara, estabilizando a encosta, recorrendo à cravação de estacas, entre outras técnicas. Prevê-se que as obras decorram num período de 5 meses e que pontualmente possam condicionar a circulação automóvel nas ruas das Taipas e de São Pedro de Alcântara”.

A Câmara refere que o acesso ao jardim na parte superior não será condicionado durante a obra, com excepção da protecção de acesso à plataforma superior.

A existência de “sinais de instabilidade estrutural”, determinou, a partir de Janeiro de 2010, “a monitorização com leituras de periodicidade mensal”. Ainda segundo o Município, “Os resultados das mais recentes campanhas de leituras dos aparelhos revelaram alterações que podem ser aceleradas por meio da acção de factores imprevisíveis como a pluviosidade ou movimentos sísmicos”.

A escolha para a contratação da empreitada, por ajuste directo, recaiu sobre a Teixeira Duarte Engenharia e Construções S.A.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close