DossierLocalOutras

Sismo de 4,3 sentido em Lisboa

Na manhã desta quinta-feira, 17 de Agosto, fez-se sentir um sismo na zona da Grande Lisboa, com uma intensidade de 4,3 na escala de Richter.

O pequeno terramoto foi registado às 7h44 e teve epicentro a 4 km de Sobral de Monte Agraço. De acordo com o IPMA, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, não há informação de danos pessoais ou materiais.

Em comunicado, afirmava o IPMA pouco depois do ocorrido:

“O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 17-08-2017 pelas 07h44 (hora local) foi registado nas estações da Rede Símica do Continente, um sismo de magnitude 4.3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 4 km a Este-Nordeste de Sobral de Monte Agraço”.

“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Vila Franca de Xira e na cidade de Lisboa”. Recorde-se que a escala de Mercalli modificada começa no grau I (imperceptível) e termina no XII (danos quase totais). Mais tarde, o IPMA indicou que na região próxima do epicentro, o sismo foi sentido com uma intensidade IV (sismo moderado).

Neste último grau de intensidade, e de acordo com a referida escala, “os objectos pendentes baloiçam, a  vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem, e os vidros e loiças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem”.

Note-se ainda que tinham sido sentido abalos sísmicos na mesma região nos últimos dias, nomeadamente dois pequenos sismos de 2,5 e 2,9 de intensidade na escala de Richter, com o epicentro na mesma localização, no dia 15 de Agosto.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close