DossierLocalNacionalOutras

Voluntários plantam 7500 árvores

Naquela que dizem ser a maior acção de voluntariado ambiental em Portugal, a Galp e a ANEFA promoveram a plantação de 7500 árvores na serra do Açor.

A iniciativa da Galp e da ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente mobilizou cerca de 600 voluntários, que arregaçaram as mangas e cobriram uma área superior a oito hectares.

Com o mote “Terra de Esperança”, resultado da parceria estabelecida entre as duas entidades, a acção de voluntariado mobilizou os seus colaboradores, parceiros e famílias provenientes de norte a sul do país.

As plantações incidiram em espécies como o carvalho e o castanheiro e foi reflorestado um hectare para além do inicialmente previsto numa das zonas mais afectadas pelos incêndios do último verão. Tudo isto em pleno Dia da Floresta Autóctone, dia 23 de Novembro.

De acordo com um comunicado da empresa, “Foi assim dado o primeiro passo num movimento para o qual todos os portugueses estão convocados, que irá permitir a plantação de um total de 500 mil árvores doadas pela Galp à ANEFA. Além da doação das árvores, a Galp desenvolveu uma plataforma digital que permitirá à ANEFA agilizar novas acções de voluntariado que ajudem as zonas que arderam nos dois últimos anos a virarem a página”.

O Terra de Esperança está disponível para todos os que queiram participar. Basta aceder a www.terradeesperanca.pt e inscrever-se como voluntário. Será posteriormente contactado para participar numa acção de plantação na zona que indicar.

Para além do Terra de Esperança, a Galp, através dos seus distribuidores locais, está a desenvolver uma iniciativa com 17 Municípios – Arganil, Carregal do Sal, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Nelas, Oliveira de Frades, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrogão Grande, Penacova, Pinhel, Santa Comba Dão, Seia, Tábua, Tondela, Sever do Vouga, Vouzela – assegurando a colocação de uma árvore de Natal nas praças destas cidades, homenageando de forma simbólica todas as vítimas deste verão e levando uma luz de esperança nesta época natalícia.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close