DossierLocalNacional

Carris passou para a Câmara Municipal de Lisboa

No primeiro dia da gestão da Carris pela Câmara Municipal de Lisboa, o primeiro-ministro António Costa juntou-se a Fernando Medina para uma viagem de eléctrico na capital.

O primeiro-ministro e o presidente da Câmara de Lisboa viajaram acompanhados de vários vereadores e membros do Conselho de Administração da Carris, assinalando desta forma e de forma simbólica a passagem da Carris para a esfera municipal. A viagem ligou Santo Amaro à Praça do Município.

Nas suas palavras, Fernando Medina descreveu “um grande dia para a cidade”, enquanto António Costa resumiu a questão na seguinte expressão: “O seu a seu dono”. Para o primeiro-ministro, a “devolução” da empresa ao município é fundamental “para a promoção de um novo paradigma da circulação nos meios urbanos” e na garantia de uma melhor gestão da empresa, trazendo benefícios para os utentes.

Recorde-se que, com a passagem da Carris para a gestão municipal, as crianças com idades até aos 12 anos não pagam passe e os seniores (mais de 65 anos) vêem o custo do passe reduzido para 15€.

Os pedidos de novos passes estão disponíveis nos seguintes pontos de venda: no Metro (estações de Marquês de Pombal, Colégio Militar, Jardim Zoológico, Campo Grande, Baixa-Chiado, Cais do Sodré, Oriente e Aeroporto); nos Espaços Cliente Santo Amaro e Arco do Cego; nos Quiosques Mob Carris e nos Operadores de Transportes da Região de Lisboa.

Outra das novidades, que constitui uma promessa de Fernando Medina, é a criação de 23 novas “carreiras de bairro” até 2019. Segundo Tiago Farias, presidente do Conselho de Administração da Carris e até aqui presidente da Transportes de Lisboa, entram em funcionamento até ao final do ano duas carreiras de bairro na freguesia de Marvila, uma nos Olivais e outra no Parque das Nações.

Estas carreiras pretendem ligar os pontos de maior interesse e movimento dentro das freguesias, normalmente menos bem servidas pelas linhas da Carris: mercados, escolas, centros de saúde, estações de metro e outras estações chave da rede de transportes. O trabalho de desenvolvimento das carreiras de bairro está a ser feito em parceria com as freguesias da cidade.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close