CulturaLocal

Homenagem a Nuno Teotónio Pereira

A Câmara Municipal de Lisboa promoveu uma homenagem ao arquitecto e democrata Nuno Teotónio Pereira no dia em que completaria 95 anos.

Falecido em Janeiro de 2016, Nuno Teotónio Pereira foi um dos mais proeminentes arquitectos nacionais, tendo realizado obras importantes na cidade de Lisboa. Residia na freguesia de Alvalade, cujos bairros contam com o seu contributo enquanto arquitecto.

A homenagem, que teve lugar no dia 30 de Janeiro, começou com a inauguração de um mural junto ao Mercado de Alvalade, pintado pelo artista urbano João Samina, e terminaram com o lançamento da segunda edição (a primeira integral) da obra “Evolução das Formas de Habitação Plurifamiliar na Cidade de Lisboa”, assinada por Nuno Teotónio Pereira.

No local onde agora se pode contemplar o mural de arte urbana, encontra-se também uma placa alusiva à ocasião, descerrada pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, pelo presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, André Caldas, e pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues. A cerimónia contou com a presença de familiares e amigos do homenageado.

Seguiu-se uma sessão de lançamento do livro “Evolução das Formas de Habitação Plurifamiliar na Cidade de Lisboa”, um trabalho de investigação realizado pelo arquitecto e por Irene Buarque entre 1978 e 1979 para a Fundação Calouste Gulbenkian. A sessão decorreu no edifício Caleidoscópio, no Campo Grande. É a primeira edição integral da obra e tem a chancela do Município.

Na sessão intervieram Helena Roseta, presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, e Fernando Medina, que destacaram o importante papel de Nuno Teotónio Pereira na habitação social da cidade de Lisboa, na intervenção cívica e urbana e na defesa das liberdades políticas.

 

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close