Cultura

Whispering Mirrors de Rodrigo Gomes nas Carpintarias de São Lázaro

A 6 de Agosto, nas Carpintarias de São Lázaro, inaugura Whispering Mirrors, uma exposição de Rodrigo Gomes, com a curadoria de David Revés, inserida no The New Art Fest.

A partir da sua obra premiada Ariane – um vídeo deepfake que problematiza a difusão e consumo de imagens, bem como as possibilidades operadas pela inteligência artificial e a forma como a técnica contemporânea e a hipertecnologia filtram a realidade para nos darem novas realidades simulacrais – Rodrigo Gomes apresenta agora Whispering, nas Carpintarias de São Lázaro.

Com a curadoria de David Revés, Whispering Mirrors é a terceira exposição do ciclo de programação das Carpintarias “Para os olhos mas não só”, onde a partir das Artes Visuais se promovem os cruzamentos com outras áreas, não dispensando a do conhecimento. Assim, levantam-se questões e promove-se o debate sobre a nossa relação com a imagem, e os seus contornos ou efeitos na vida em sociedade. ~

Uma conversa aberta ao público será agendada com a presença do artista, do curador e alguns convidados. Rodrigo Gomes (Faro, 1991) centra o seu trabalho na relação da escultura com a arquitectura, criando relações físicas e digitais através de conteúdos gerados por computador e sistemas de ‘machine learning’. Tem participado em diversas exposições colectivas e individuais nacionais e internacionais. Recebeu também vários prémios, como o D-Normal V-Essay Floating Points Award (Hong Kong) este ano, o Black Raven Award do The New Art Fest em 2020, os Prémios Novos na categoria de Artes Visuais em 2018 e o prémio Sonae Media Art em 2017. Em 2019 foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian para produção internacional e recebeu o prémio de mérito – Jovem Revelação pelo Município de Silves.

O New Art Fest é um festival de arte e tecnologia sediado em Lisboa que explora a inovação cognitiva na arte contemporânea em todo o mundo. Whispering Mirrors é uma co-produção Ocupart e Carpintarias de São Lázaro. A inauguração, na Sexta-feira dia 6 de Agosto entre as 16h e as 21h, é de entrada gratuita, e a exposição pode ser visitada de 7 Agosto a 26 de Setembro, de Quinta a Domingo, das 12h às 18h00, pelo valor de 2€.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close