DesportoEducaçãoLocal

Vêm aí as Olisipíadas 2020!

Está a chegar a edição de 2020 das Olisipíadas, uma edição em que os idosos também vão ter direito a participar, pela primeira vez.

A abertura das inscrições foi anunciada coincidindo com a entrega dos prémios da edição deste ano, a quinta destes renovados Jogos da Cidade.

No Salão Nobre dos Paços do Concelho, as freguesias de Alcântara, Campo de Ourique e Marvila receberam os troféus correspondentes aos três primeiros lugares em 2019, representadas por Davide Amado e José António Videira, os presidentes em Alcântara e Marvila, e por Pedro Costa, vogal em Campo de Ourique. Os autarcas foram recebidos pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, bem como pelos vereadores Carlos Manuel Castro (Desporto) e Paula Marques (Desenvolvimento Local).

Mas não foram só os autarcas a visitar os Paços do Concelho… também marcaram presença crianças das três freguesias, ou não fossem elas o centro e o foco desta iniciativa. Os pequenos atletas representaram um total de 19 mil inscritos em 2019, num total de 13 modalidades em competição e 4 modalidades adaptadas a pessoas com deficiência.

Para o ano, a Câmara Municipal de Lisboa volta a organizar as Olisipíadas em conjunto com as 24 juntas de freguesia da cidade e em parceria com os comités Olímpico e Paralímpico de Portugal, associações e federações desportivas, clubes e agrupamentos escolares. O objectivo é sempre o de promover a prática de actividade física regular junto das crianças e jovens, em particular os que não praticam desporto federado.

Ainda não são conhecidos em pormenor os contornos da participação de idosos nas Olisipíadas na sexta edição, mas o resto mantém-se: podem inscrever-se as crianças e jovens dos 6 aos 14 anos, desde que tenham nascido até 2004, visto que não pode participar quem perfaz 15 anos no ano da fase final. Nas perguntas frequentes do site das Olisipíadas, pode ler-se no ponto sobre intergeracionalidade que é dada a oportunidade de participar nas Olisipíadas em conjunto com um parente com idade superior à permitida, nas modalidades de Atletismo, Natação, Ténis de Mesa e Xadrez.

(fotos: CML)

Mais informações aqui

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close