DestaqueNacional

Confirmado o Dia Mundial da Língua Portuguesa

O dia 5 de Maio de 2020 será o primeiro em que se vai assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, confirmou esta segunda-feira, 25 de Novembro, a UNESCO.

A decisão já tinha sido anunciada o mês passado, mas foi agora ratificada em Paris, na Conferência Geral da UNESCO, onde esteve presente o primeiro-ministro, António Costa e a ministra da Cultura, Graça Fonseca, acompanhados da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, e do Embaixador de Portugal na UNESCO, António Sampaio da Nóvoa.

Para António Costa, “O reconhecimento pela UNESCO do 5 de Maio como o dia oficial da língua portuguesa é muito importante para o reconhecimento global desta língua que é falada oficialmente em 9 países, quatro continentes e é a quinta mais utilizada no espaço da internet. E a língua tem de ter cada vez maior presença no domínio cultural e científico”.

O chefe do Governo recordou os 260 milhões de pessoas que têm o português com língua oficial, possivelmente 500 milhões no final do século, e salientou a promoção da língua como “prioridade fundamental da política externa”.

O português passa a ser a primeira língua nāo-oficial da UNESCO com um dia mundial reconhecido pela organização. O dia 5 de Maio já era o “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP” desde 2009, por altura de uma reunião ordinária do Conselho de Ministros da CPLP na cidade da Praia, em Cabo Verde.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close