Nacional

“Uma árvore pela floresta” planta 8000 unidades

CTT E QUERCUS PLANTAM 8000 ÁRVORES DOADAS ATRAVÉS DA INICIATIVA “UMA ÁRVORE PELA FLORESTA” E LANÇAM PASSATEMPO

Os CTT e a Quercus vão plantar 8000 árvores doadas pelos portugueses e estrangeiros no âmbito do projecto conjunto dos CTT e da Quercus “Uma árvore pela floresta”, uma iniciativa que permite que qualquer pessoa contribua com uma árvore para a reflorestação de zonas ardidas em Áreas Protegidas de todo o país.

A plantação destas 8000 árvores irá ocorrer na Mata Nacional de Leiria na semana que antecede a comemoração do Dia Mundial da Árvore e corresponde às árvores adquiridas pelo público na campanha de 2019 e que ainda não tinham sido plantadas devido à pandemia. A concretização destas plantações demonstra o compromisso dos CTT e da Quercus em plantar todas as árvores adquiridas no âmbito desta campanha, embora esta primavera não conte com a habitual participação de voluntários inscritos um pouco por todo o país.

Para além da plantação destas árvores, os CTT criaram um passatempo na sua rede social Instagram, no âmbito da qual irão oferecer 15 Mini Kits “Uma Árvore pela Floresta”, que valem uma árvore a ser plantada, a cada um dos 15 vencedores. O passatempo decorre do dia 16 ao dia 21 de Março, o Dia Mundial da Árvore.

Para participar no passatempo, cada utilizador terá de fazer gosto nas páginas de Instagram @cttportugal e @ quercus_ancn_ e partilhar um Instastory público na sua página pessoal (identificando o perfil dos @cttportugal para que seja possível detetar e partilhar a participação) com uma quadra original e criativa, que esteja relacionada com o tema “Árvore” e o “Dia Mundial da Árvore”.

As 15 Instastories mais criativas serão escolhidas por um Júri CTT e os vencedores serão divulgados até uma semana após terminar o passatempo, em comentário na publicação do Instagram alusiva ao passatempo.

Desde 2014 que os CTT e a Quercus são parceiros nesta iniciativa que tem como objectivo permitir reflorestar o território nacional através da participação activa da população. O kit da edição de 2020, o Fraxinus angustifolia ou o freixo-nacional, pode ser adquirido por 3,50 euros em Lojas CTT espalhadas por todo o País e na Loja Online em www.ctt.pt com portes grátis no território nacional.

Graças ao contributo de milhares de pessoas em Portugal e no estrangeiro já foram vendidos mais de 100 000 kits e plantadas mais de 90 mil árvores autóctones em Portugal. Os kits vendidos são convertidos em árvores e arbustos de espécies autóctones, como o freixo, o sobreiro, a azinheira, o medronheiro ou o castanheiro, de entre 30 espécies, que são plantadas em Áreas Protegidas e Zonas Classificadas com a participação activa de todos os voluntários que se inscreverem no website ou através do email voluntarios@quercus.pt.

Os kits “Uma Árvore Pela Floresta” possuem também um QR Code, com uma mensagem sonora que disponibiliza notícias e instruções para o registo do kit no site www.umaarvorepelafloresta.quercus.pt, para que saiba onde a sua árvore vai ser plantada e para o caso de querer ser voluntário nas plantações a realizar. Todas as plantações são organizadas no terreno pela QUERCUS, em colaboração com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close