Reportagem

Um concerto didáctico para ensinar o gosto pela música

O auditório da SFUCO encheu-se de gente miúda e muitos familiares para ouvir com muita atenção o 19.º Concerto Didáctico promovido pela colectividade.

Afinal de contas, pode não ser fácil nem para um adulto distinguir um oboé de um fagote, identificar sem vacilar qual dos instrumentos de sopro é o bombardino, ou nomear imediatamente aquele som tão agudo que sai daquele instrumento tão pequenino… o flautim.

Tudo isto ficou mais fácil no 19.º Concerto Didáctico da SFUCO, onde tocaram não só a Banda da casa, mas também a sua Orquestra Juvenil e os alunos da Escola de Música.

Primeiro subiu ao palco a Orquestra Juvenil, composta por jovens que já tocam com a banda principal e outros jovens que se destacam na Escola de Música. Podem ainda não ser músicos completos, mas não deixaram os créditos por mãos alheias e brindaram o público com um conjunto de temas bastante conhecidos, desde o Indiana Jones ao tema do Pokémon e ao célebre “Let it Go” do filme “Frozen”.

No momento a que já nos referimos, os instrumentos foram apresentados em sequência consoante a sua família e as suas características. O seu som podia ser mais agudo ou mais grave, mais longo ou mais curto, mais forte ou mais suave, ou até em crescendo ou diminuendo…

 

Por falar em crescendo, a melhor música que o exemplifica é o Bolero de Ravel, que ouvimos a Banda tocar com mestria, seguindo a batuta do maestro Luís Ferreira. Noutros momentos desta manhã tão repleta de conhecimentos musicais, acompanhámos com palmas o ritmo do metrónomo e ficámos a saber mais sobre os dinossauros com a ajuda da música, dos brontossauros aos velociraptors, aos pterodáctilos e ao famoso T-rex.

Só nos fomos embora depois da actuação dos alunos da Escola de Música da SFUCO, muito aplaudidos pelo público presente. Esperamos que continuem a merecer aplausos cada vez maiores!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close