Local

Túneis de drenagem: obras em 2020

As obras dos túneis de drenagem que servirão para resolver os problemas de cheias em Lisboa devem começar no primeiro semestre de 2020, segundo o responsável pelo projecto.

Foi em declarações à Lusa que o engenheiro José Silva Ferreira, coordenador do Plano Geral de Drenagem, apontou a previsão de início dos trabalhos, à margem de uma reunião da Comissão Permanente de Ambiente da Assembleia Municipal de Lisboa onde foi ouvido sobre o referido plano.

Recorde-se que a construção dos túneis entre Monsanto e Santa Apolónia e entre Chelas e Beato chegou a estar prevista para o ano passado, 2018, mas tal acabou por não se concretizar. Para que os trabalhos tenham início no primeiro semestre de 2020 é necessário que a adjudicação do projecto orçado em 136 milhões de euros aconteça este ano. Este valor é superior ao do primeiro procedimento, que tinha um valor base de 112 milhões de euros.

Ainda segundo José Silva Ferreira, as obras poderão causar “algum aborrecimento” na zona onde serão feitos poços em Santa Apolónia, vão obrigar à mudança provisória da esquadra da PSP de Santa Apolónia e resultar na alteração do desenho do trânsito no local. Em princípio, a circulação pedonal não será impedida.

Paralelamente a esta intervenção de grande monta, o responsável referiu à Lusa que já foi concluída uma bacia de infiltração, com o objectivo de tratar a contenção das águas, na zona da Ameixoeira, e, até ao final do ano, deverá ficar concluída uma outra bacia no Alto da Ajuda.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close