CulturaDestaqueDossierLocal

Trezena a Santo António com 13 concertos

De 1 a 13 de Junho, a Trezena a Santo António troca orações por canções, com concertos e actividades de entrada livre, no Museu de Lisboa – Santo António e Igreja de Santo António.

São 13 dias em que o Museu de Lisboa – Santo António convida o público para um programa com percursos pedonais, actividades para crianças e um concerto por dia, a ter lugar no Museu ou na Igreja.

Os concertos têm entrada livre e incluem as participações da Academia de Amadores de Música, Márcia, Maria Emília, Diana Vilarinho, António Chaínho e Marta Dias, Coro do Tejo, Mur Mur (Sandra Celas), Mano a Mano (André e Bruno Santos), Lenita Gentil, Mafalda Arnauth e Ana Free.

Se se está a perguntar o que é a Trezena a Santo António, fique a saber que se trata de um conjunto de orações em louvor a este santo, que se rezam nos treze dias antes da sua festa (13 de Junho). Ao contrário da maioria dos santos, que se comemoram com novenas, o Santo António celebra-se com uma trezena, explica o Museu de Lisboa.

“Conta a tradição que se reza a trezena para comemorar o episódio em que o frade tinha perdido o seu breviário de muita estima e, depois de o procurar insistentemente, este só aparece ao fim de treze dias”, acrescenta ainda o Museu, que pode visitar no Largo de Santo António da Sé.

Programa completo aqui

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close