NacionalReportagem

Sessão sobre Legionella na Universidade de Lisboa

O Auditório do Centro Médico da Universidade de Lisboa acolheu no dia 17 de Janeiro uma “Sessão de Esclarecimentos sobre Prevenção e Controlo da Legionella”, organizada pela CIMAI.

“No decorrer do evento percebemos que existem ainda muitas dúvidas, junto das organizações, sobre de como a Lei será aplicada e como estes terão de agir para garantirem que estão a cumprir com os requisitos”, salienta a empresa que presta serviços técnicos e de manutenção, especializada em complexos de piscinas.

O evento contou a participação de Paulo Diegues da DGS – Direcção Geral de Saúde, de Paulo Nunes do Estádio Universitário de Lisboa, de Élio Ribeiro da empresa Grundfos e de Luis Perea da empresa Buckman, tendo sido abordados os temas do risco e prevenção, a legislação aplicável e o uso do dióxido de cloro no combate à bactéria.

Com cerca de 140 participantes presentes, a sessão saldou-se num sucesso, segundo a avaliação da organização. Os participantes puderam expor e esclarecer as suas dúvidas sobre a Legionella e a aplicação e implicações da nova lei n.º 52/2018.

Nas palavras da CIMAI, “(…) trata-se de uma problemática que afecta a saúde pública e cada vez mais temos de tomar consciência de que é imprescindível haver prevenção e controlo para evitar surtos como o que aconteceu há quatro anos pela falta de manutenção, controlo e prevenção de uma fábrica situada no concelho de Vila Franca de Xira e ainda dos casos mais recentes nos Hospitais de Lisboa”.

Na sessão ficou claro que, por vezes, “as práticas que são usadas são ineficientes no combate à bactéria e que é necessário a utilização de produtos específicos e equipamentos adequados e eficazes na prevenção e controlo”.

Ver mais

Artigos relacionados

Close