Sociedade

Ser diferente é ser especial!

 

São considerados diferentes, vulneráveis, e é com um sentimento de pena que, sem querer, muitas vezes os vemos. Esquecemo-nos no entanto que à sua maneira, conseguem fazer o mesmo, ou melhor, que qualquer outra pessoa. É precisamente isso que o Elo Social, através do musical Jesus Cristo Super Star, quer provar. O EXPRESSO do Oriente foi assistir aos ensaios da peça e dá-lhe a conhecer o trabalho destes actores muito especiais.

Quando entramos no pavilhão onde decorrem os ensaios, um conjunto de olhares desconfiados viram-se na nossa direcção. O nervosismo inicial, deixa apoderar-se pela curiosidade destes actores que, após saberem quem somos, nos recebem com um grande sorriso e nos enchem de questões.

Ao vê-los actuar, rapidamente percebemos que existe um prazer e uma dedicação enorme naquilo que fazem. “Eles estão felizes e sentem-se realizados. Ficam, também, stressados, porque sabem que têm de fazer bem as coisas e que têm que trabalhar para isso. Mas de dia para dia mostram-nos melhorias. Dão o máximo em tudo o que fazem  e vivem isto com muita intensidade”, afirma a monitora Isabel, que durante os ensaios lhes indica as posições que devem tomar e os gestos que devem fazer.

Dedicação e muito empenho

O teatro é uma paixão comum a muitos destes actores. Terem, através do Elo Social, a oportunidade de subirem ao palco é para muitos um sonho tornado realidade. “Gosto muito do teatro. É uma paixão que tenho desde pequeno e estou a tentar passar este amor também aos outros colegas”, diz Pedro Madeira.

A paixão é, precisamente, a base de tudo aquilo que fazem. A forma como se entregam às coisas é surpreendente e nem os obstáculos criados por algumas das suas incapacidades os fazem desistir. Mário Calado é o actor principal da peça e é na pele de Jesus Cristo  que tem impressionado todos aqueles que o rodeiam. “Nunca pensei que ele tivesse capacidade para ser actor. Desde pequeno que ele tem uma grande atracção pela Igreja e penso que isso lhe transmite alguma calma e o ajuda a encarnar este papel. Ele é muito expressivo e é um orgulho ter um filho como ele”, afirma Cremilde Zuzarte que para além de mãe do actor, é também  directora da instituição.

Rui Gaspar é outro exemplo de força interior. O jovem, que interpreta o papel de Judas, é surdo-mudo e cego de uma vista.  A intensidade com que interpreta o seu papel faz-nos acreditar que nada é impossível.

“As suas aptidões e competência em termos de expressão artística corporal e emocional é fantástica. É fundamental salientar a riqueza de expressão e sentimento que eles conseguem exprimir e da mítica em torno da peça. A forma como representam é de uma genuidade fantástica”, diz António Martins, o encenador.

A vida no Elo Social

Mas o teatro não é a única actividade desenvolvida no Elo Social. É aqui que diariamente os utentes da instituição se juntam para mais um dia de trabalho e confraternização. Todos estão encarregues de exercer várias funções, que podem passar por tratar da lavandaria, do lixo ou do jardim. Estas tarefas conferem-lhes uma rotina, que lhes permite estarem ocupados e ajudá-los a conquistar a sua autonomia e aumentar a sua responsabilidade. Desta forma, o Elo Social consegue promover a sua integração social e aumentar a sua qualidade de vida. Aqui criam, também, novos laços de amizade, fazem despor-to e, como qualquer ser humano, se apaixonam.

“Entrei há dois anos no Elo e gosto muito de estar aqui. Faço muitas coisas: dobro os guardanapos, trato da lavandaria, faço natação e ginástica. Fazemos muitos amigos e tenho também um namorado”, confessa-nos Ana Catarina.

Luís Martins também adora fazer parte deste grupo. Embora confesse que as três horas de ensaios se tornem, por vezes, cansativas, a oportunidade de “estar em convívio com outras pessoas e de fazer novos amigos, é sempre uma mais valia” e um motivo de contentamento.

Esta é a opinião partilhada, também, pelo restante elenco. Embora nem todos nos consigam expressar por palavras aquilo que sentem, através dos seus gestos e emoções conseguem transmitir-nos a alegria que têm em poder participar na peça Jesus Cristo Super Star.

A actuação no São Jorge

A poucos dias de estrear a peça e ao contrário do que a maioria dos actores profissionais afirmaria, estes actores mostram-se confiantes com a sua prestação. “Não estou nada nervosa. Esta não é a primeira vez que fazemos a peça e como correu bem da primeira vez agora também vai correr”, não hesita em afirmar Conceição Sousa, que interpreta o papel das Santas e das vendedoras de feira.

A peça que estreou no Cinema São Jorge  a 17 de Março de 2011, teve tanto sucesso que  o Elo Social decidiu voltar a integrá-la nas comemorações do seu 30.º aniversário. De volta aos ensaios, os actores voltaram a surpreender. “Para nós foi uma grande surpresa porque há dois anos que não treinávamos e eles não se tinham esquecido de quase nada. Já estão bastante rotinados e mecanizados nos gestos que têm de fazer e as suas memórias de representação têm-nos surpreendido”, diz António Martins.

Como era de esperar, e à semelhança do que havia acontecido em 2011, o Cinema São Jorge, em Lisboa, encheu-se nos dias 18 e 19 de Março, para a realização da peça. Na plateia, cerca de 800 pessoas vibraram e se emocionaram com a  prestação destes actores tãoespeciais.  “Foi um espectáculo maravilhoso e eles conseguiram transmitir o que pretendemos. Acho que é precisamente  por esta via que temos que tentar provar que eles são capazes e que são pessoas dignas de serem aplaudidas de pé, como aconteceu aqui hoje, durante 20 minutos”, afirmou Cremilde Zuzarte, no final do espectáculo.

Tendo dedicado toda a sua vida a esta causa, é por momentos como estes que Cremilde e todos os profissionais do Elo Social vêm recompensados o seu esforço e dedicação a esta causa e percebem que a sua missão está a ser bem sucedida. E porque, ao contrário do que se pode ouvir numa das falas da peça, “Todos temos um papel glorioso ou ingrato”, estes actores provam que apesar da deficiência com que nasceram, nada os impede de trocar as voltas ao destino e provar que podem atingir o sucesso. São, sem dúvida, um exemplo para todos!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close