DestaqueDossier

Projecto para o Martim Moniz contestado

Depois de ter sido apresentada aos moradores a proposta de requalificação da Praça do Martim Moniz, a mesma está a ser alvo de contestação.

A apresentação decorreu no passado dia 20 de Novembro, no Hotel Mundial, e foi protagonizada pelo vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado. A proposta do Município passa pela substituição dos quiosques degradados da praça por estruturas na forma de contentores, criando um recinto comercial com espaços gastronómicos, e ainda um parque infantil.

Os comerciantes que se encontravam nos quiosques já retiraram os seus pertences das estruturas que vão ser removidas, uma vez que já terminaram os seus contratos com a empresa concessionária do espaço.

Na sessão de apresentação, os vários moradores do local e das zonas adjacentes que tomaram a palavra manifestaram-se contra a solução apresentada, alertaram para os problemas de insegurança e ruído e pediram a criação de espaços verdes, entre outras sugestões.

O Fórum Cidadania LX vai mais além, pedindo a anulação da concessão e do projecto em cima da mesa, reformulando completamente o programa de reabilitação da praça, através de um concurso público internacional e um período de consulta pública alargado. Para o local, pedem uma área verde com percursos pedonais e mobiliário urbano, com um quiosque e uma vedação que impeça o acesso nocturno.

Para este Fórum de cidadãos, a Praça do Martim Moniz tornou-se “um problema urbanístico quase insanável na cidade de Lisboa, muito por força da transformação radical de que foi alvo nos anos 40 e de que nunca recuperou, tendo, contudo, atingido o ‘grau zero’ nos anos 90 aquando das mudanças efectuadas em termos estruturais na praça, em alguns casos irreversíveis”.

Os cidadãos criticam aquilo que entendem ser a insistência da Câmara de Lisboa num modelo que já falhou no passado.

Entre os principais problemas das actuais estruturas (os quiosques que serão demolidos e removidos), contam-se a falta de higiene e o mau cheiro, nomeadamente nas imediações dos wc públicos, a insegurança causada pela ocorrência de rixas, o tráfico de droga e o ruído nocturno.

Ver mais

Artigos relacionados

Close