EducaçãoReportagem

Reunidos em competição para… filosofar!

A Escola Secundária António Damásio acolheu a 8.ª edição das Olimpíadas da Filosofia, que reuniram 100 jovens alunos de todo o país e também mais de 50 professores.

Jovens de 47 escolas de todo o país, estudantes do ensino secundário, estiveram durante dois dias nesta escola dos Olivais para se pôr à prova. Poderia ser num desporto com ou sem bola, poderia ser para resolver problemas matemáticos, mas não: o ensaio filosófico era o seu foco.

Cerca de 100 alunos, mas também mais de 50 docentes, reuniram-se na Escola António Damásio para dois dias intensos de exercitar o pensamento, orientados por uma equipa de voluntários de várias idades que se esforçou ao máximo para garantir o sucesso da iniciativa.

As VIII Olimpíadas Nacionais de Filosofia (ONF) são um evento organizado pela PROSOFOS – Associação para a Promoção da Filosofia, com o apoio da Direcção-Geral da Educação, Além da possibilidade de intercâmbio entre os participantes e do prazer de filosofar que certamente os move, os alunos competiam pela possibilidade de representar Portugal nas XXVII Olimpíadas Internacionais da Filosofia, que se realizam em Roma.

Boa disposição e muita concentração

As ONF são o maior evento de Filosofia para alunos do ensino secundário, com um objectivo marcado de “desenvolver o gosto pela reflexão acerca de questões e desafios que se colocam à Humanidade, incentivando o intercâmbio de ideias e proporcionando oportunidades para o exercício do pensamento crítico e criativo”, como consta da apresentação do evento nos documentos oficiais.

A sessão de abertura incluiu intervenções do director do Agrupamento, António Pinto Cruz, do representante da DGE, Gonçalo Santos, do presidente da PROSOFOS, Manuel João Pires, e do vogal da Junta de Freguesia dos Olivais, Duarte Carreira.

Das palavras de Manuel João Pires, destaca-se o crescimento do número de participantes de ano para ano (número de escolas recorde nesta edição) e a satisfação ao ver o entusiasmo de tantos alunos ao reunir-se para estimular o pensamento crítico sobre o mundo que nos rodeia. Os restantes intervenientes também assinalaram a importância do evento e a urgência de ramos do saber como a Filosofia para melhor compreender as relações humanas e a sociedade dos nossos dias.

Terminada a cerimónia inaugural, estava na altura de os alunos serem encaminhados para as salas de informática da escola, onde iniciaram as actividades.

Respeitámos o máximo silêncio requerido para o cumprimento dos exercícios, mas ainda conseguimos recolher imagens e desejar boa sorte a todos os participantes!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close