Início » Cultura, Dossier, Local, Nacional » Retrospectiva de António-Pedro Vasconcelos na Cinemateca

A Cinemateca Portuguesa inaugura esta quinta-feira, dia 14 de Junho, uma retrospectiva da filmografia de António-Pedro Vasconcelos, que se estende até ao mês de Julho.

O ciclo viajará pela obra de António-Pedro Vasconcelos, dividindo-se entre a segunda quinzena de Junho e a primeira de Julho, sempre na sala M. Félix Ribeiro da Cinemateca (227 lugares de capacidade).

A sessão inaugural acontece já esta quinta-feira, dia 14 de Junho, às 21h30, com a projecção de “Perdido por Cem…”, com José Cunha, Marta Leitão, Nuno Martins, Ana Maria Lucas, Rosa Lobato Faria Portugal. O filme de 1972 terá repetição no dia 22 de Junho, às 15h30.

Seguem-se os filmes “Oxalá” (1980), nos dias 16 e 27, o documentário “Emigr antes… e depois?” (1976) e três curtas-metragens no dia 18, “A voz e os ouvidos do MFA” (2016) e “Adeus, até ao meu regresso” (1974) nos dias 19 e 25… O programa completo pode ser consultado no final deste artigo, onde constam ainda “O lugar do morto”, “Jaime”, “Os Imortais”, “Amor Impossível” e “Aqui d’El Rei!”.

Destaca a Cinemateca na apresentação do ciclo: “Viajar pela obra de António-Pedro Vasconcelos é assim viajar por mais de meio século de cinema português e pelos debates levados a cabo no seio dele, desde um cinema muito próximo da vida e da vivência do autor (o lado autobiográfico que é também uma das suas vertentes Nouvelle Vague) a um outro que procura aproximar-se mais dos grandes modelos universais da ficção e de um cinema de género, sempre em cruzamento com uma sublinhada reflexão sobre a relação amorosa e a paixão. O Ciclo (que se estende por junho e primeira parte de julho) é integral, cobrindo mais uma vez toda a produção de longas e curtas-metragens e as obras feitas para televisão e excluindo os inícios na publicidade (não necessariamente por opção mas, mais uma vez, pelas lacunas de preservação)”.

Durante esta primeira parte (entre 14 e 30 de Junho), António-Pedro Vasconcelos estará na Cinemateca a acompanhar todas as sessões, apresentando filmes e debatendo com o público.

Consulte o programa completo aqui.

 

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!