DossierLocal

Requalificação dos espaços verdes na Encarnação

A Junta de Freguesia dos Olivais está a promover uma requalificação dos espaços verdes em dois pontos centrais do Bairro da Encarnação: na Rua dos Lojistas e junto à Rua Vice-Almirante Augusto de Castro Guedes.

Se na Rua dos Lojistas a intervenção visa a recuperação e manutenção dos espaços verdes de todas as pracetas residenciais desta extensa artéria, já na Vice-Almirante Castro Guedes a autarquia vai promover a criação de uma zona de estadia.

Neste ponto que liga o Bairro da Quinta do Morgado ao Mercado da Encarnação Norte, a Junta de Freguesia dos Olivais já tinha levado a cabo uma obra de recuperação do parque de estacionamento, que incluiu o melhoramento dos caminhos pedonais de acesso aos blocos habitacionais.

A presidente Rute Lima, responsável pelos pelouros do Urbanismo e Habitação, Espaço Público, Higiene Urbana e Espaços Verdes, destaca as condições de segurança e conforto que vão ser oferecidas aos moradores quando a obra estiver concluída: “Este pedaço de terreno onde estamos a intervir é um importante ponto de passagem e por isso era fundamental oferecer aos fregueses, sobretudo os seniores, a possibilidade de descansar um pouco nos seus trajectos”.

A pensar neste aspecto, será colocado mobiliário urbano, além de caminhos pedonais seguros e confortáveis e espaços verdes com sistema automático de rega.

No que diz respeito às pracetas da Rua dos Lojistas, Rute Lima fala de uma intervenção anterior promovida pelo Município que não teve efeitos duradouros, em parte, devido à degradação causada pelos automóveis.

Agora, garante que serão tomadas medidas para proteger o resultado da intervenção da sua autarquia: “Vamos promover uma requalificação que se quer definitiva, ou seja, impedindo a sua degradação poucos meses depois da nossa acção. Vamos tratar os espaços verdes, sem descaracterizar urbanisticamente as pracetas, vamos restringir o acesso dos veículos, para impedir a passagem dos automóveis sobre os canteiros e prados e vamos colocar sistemas de rega automática para garantir a sua manutenção”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close