CulturaDestaque

Índia em palco no Museu do Oriente

A cultura indiana está em destaque no Museu do Oriente este fim-de-semana, dias 29 e 30 de Abril, com a oficina Masala, Jiya – Festival das Artes da Índia e o espectáculo de marionetas “Auto da Índia”.

A assinalar o Dia Mundial da Dança, no sábado, com início às 10h30, a oficina Masala cruza as várias rotas de especiarias no lugar único e universal da expressão artística multicultural e intergeracional. Dirigida a famílias, esta actividade engloba dança, pintura com tintas feitas pelos participantes a partir de especiarias e a construção de uma mandala colorida, saborosa e cheirosa.

Às 21h, o Museu do Oriente recebe um espectáculo de danças clássicas no âmbito de Jyia – Festival de Artes da Índia, uma plataforma de promoção da cultura da Índia nas áreas de dança, música, artes marciais, poesia e literatura.

Para ver, estilos clássicos como o Odissi ou o Bharatanatyam, o Khatak que combina dança e canto ou ainda o Chhau, estilo semi-clássico com raízes tribais e marciais. Significando, em sânscrito, “essência da vida, espírito, alma, amor”, Jiya celebra os valores tradicionais da arte indiana, dando a conhecer as artes clássicas e contemporâneas da Índia, sendo esta a sua edição de estreia em Portugal.

No domingo, às 18h, La Folia representa o “Auto da Índia”, segundo o original de Gil Vicente, datado de 1509. Nesta peça, o autor antecipou as críticas aos efeitos perversos da miragem de enriquecimento fácil no Oriente. Sendo homem de teatro, em vez de fazer diatribes cria uma situação: retrata uma jovem que se vê com casa posta e marido ausente, durante os três anos de uma torna-viagem à Índia. Numa sociedade tradicionalista, mas que acabava por privilegiar as aparências, esta mulher à rédea solta e em posição dominante representaria um «mundo às avessas». La Folia revisita a primeira farsa portuguesa, dando expressão a estes conceitos com dois homens sobre andas dentro de vestidos que os sinalizam como mulheres, enquanto manipulam as personagens masculinas, retratadas por títeres.

Masala

Oficina de Especiarias – dança, pintura e mandalas

29 de Abril – Dia Mundial da Dança

Horário: 10h30-12h

Público-alvo: Famílias com crianças a partir dos 5 anos

Preço: € 14/ família

Participantes: mín. 10, máx. 20

Jiya- Festival de Artes da Índia

29 Abril

Horário: 21h

Duração: 75’

Preço: € 12 [preço único]

Auto da Índia

por LA FOLIA

30 Abril

Horário: 18h

Duração: 40 minutos

Público-alvo: M/12

Duração: 40’, sem intervalo

Gratuito [mediante levantamento de bilhete no próprio dia]

Museu do Oriente, Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte) | 1350-362 Lisboa

www.museudooriente.pt

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close