DossierReportagem

Rádio Zip dá voz aos jovens dos bairros de Marvila

No coração do Bairro dos Lóios, na Freguesia de Marvila, há uma loja onde um grupo de jovens se reúne para fazer rádio duas vezes por semana.

Chama-se Rádio Zip e emite online, portanto, para todo o mundo, à quarta-feira e ao domingo, das 15h às 18h. Fora deste horário em directo, tem música 24 horas por dia.

Fomos até ao Bairro dos Lóios, na sede dos Eco-Estilistas, uma Associação de Inter-Ajuda de Jovens, para conhecer esta malta e testemunhar uma emissão em directo – a 64.ª emissão, para sermos mais concretos. Ficaremos a conhecer melhor os Eco-Estilistas na próxima edição do nosso Jornal.

Encontrámos a Joana, a Inês, a Bel, o João, o Luís e o Cláudio prontos para começar a emissão, enquanto se ouvia nas colunas o segmento de 30 minutos de música misturada pelo Dj Paulão, sentado ali ao lado. Além destes, há ainda outros que não estavam, nomeadamente um dos mentores do projecto, o Bruno Batista, que estava no estrangeiro.

A boa disposição foi uma constante ao longo de toda a tarde e a jovialidade que ouvimos nos microfones da Rádio Zip confirma-se no “estúdio”. Do alinhamento dos programas para o dia, escrito a marcador no quadro branco, constavam o “Fala-nos disto”, “Se já sabes diz”, “Fala barato”, “Luisões”, as Notícias, “Zip Music News”, “Agenda Cultural”, “Língua Portuguesa é isto”, “Quem quer ser pobre” e, claro, o encerramento com o Dj Paulão. Tudo programas pensados e realizados pelos jovens, do princípio ao fim: o mais novo com 12 anos, o mais velho 29.

“Porque é que não fazemos uma rádio?”

Tudo começou com uma ideia maluca, do género: “porque é que não fazemos uma rádio?”, explicou-nos Joana Loureiro, 24 anos. A ideia ganhou forma com um Projecto BIP-ZIP (2016) e nunca mais parou… Os desafios eram enormes, mas o projecto começou a ser amadurecido e tudo se foi conjugando para que funcionasse.

“O objectivo era dar voz activa aos jovens do bairro, através de uma rádio essencialmente comunitária. Tivemos ajuda técnica de pessoas que ainda hoje nos continuam a ajudar, embora hoje já tenhamos grande autonomia. Ensinaram-nos o que não sabíamos e fomos aprendendo o resto à medida que ganhávamos experiência”, conta-nos a Joana, que também já foi à televisão apresentar a Rádio Zip em vários programas, acompanhada pelos colegas.

A primeira emissão aconteceu em 22 de Janeiro de 2016. Joana lembra-se do quanto estavam ainda dependentes de ajuda: “Improvisámos muito, éramos muito inexperientes… Hoje em dia temos muito mais à-vontade e as coisas saem de outra maneira”.

Os conteúdos vão desde programas de comédia (“A minha vida dava uma anedota”) a notícias, jogos, entrevistas com convidados em estúdio ou realizadas na rua, coscuvilhices do mundo da música, um programa internacional (“Poliglotas”, para abranger os ouvintes de outros países) e o que quer que se invente pelo meio, com alguma interactividade com os ouvintes.

No dia da nossa visita, pescaram-nos para entrarmos em directo, respondendo a duas ou três perguntas e participando num jogo musical, em que o nosso desempenho não foi óptimo… mas também não foi mau!

Nas nossas páginas, a Rádio Zip agradece o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Marvila, bem como do McDonald’s da Belavista, parceiro do projecto.

A emissão pode ser ouvida em directo em www.radiozip.pt ou em formato podcast. Fora do horário das emissões em directo, está sempre a passar música ou programas gravados, 24 horas por dia.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close