Início » Sociedade » Pavilhão dos Lóios acolhe Torneio de Goalball

A modalidade é cada vez mais conhecida pelo público em geral e esteve em destaque no pavilhão desportivo marvilense.

Um dos entusiastas deste torneio foi o presidente da Junta de Freguesia de Marvila, que apoiou a sua realização. José António Videira teve a oportunidade de experimentar a venda com que os atletas disputam as partidas, que impede a visão a 100%, e “tirou as medidas ao campo”, de olhos vendados, inteirando-se das dificuldades e obstáculos com que os atletas se deparam quando disputam as partidas.

Para quem não conhece, o goalball é uma modalidade praticada sobretudo por pessoas com deficiência visual, que recorrem ao tacto e à audição para terem sucesso. O tacto é usado para a orientação no espaço (as linhas demarcadas no chão em relevo) e a audição é fundamental para perceber onde está a bola, que possui guizos. Para que o jogo se possa realizar, é requerido o silêncio total dos apoiantes durante as jogadas. Os aplausos e os incentivos duram apenas enquanto o árbitro não apita para o prosseguimento do jogo.

O torneio quadrangular reuniu os seguintes emblemas: UCAS – União de Cegos e Amblíopes do Seixal, ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, Associação Olhar Activo de Sintra e Associação Jorge Pina. Esta última coletividade tem sede em Marvila e esteve diretamente ligada à organização do evento, apoiado pela Junta de Freguesia local, pela Câmara Municipal de Lisboa, pelo IPDJ e pelo Plano Nacional para a Ética no Desporto.

Ao nosso Jornal, o presidente José António Videira afirma: “Temos o privilégio de contar com este magnífico pavilhão desportivo no território da nossa Freguesia e queremos que seja para todos sem excepção. Desta vez, estivemos com os atletas de GoalBall, um desporto que pode ser praticado por qualquer um, desde que utilize uma máscara para garantir que não pode usufruir do sentido da visão, tendo de se concentrar e apurar os outros sentidos. As pessoas portadoras de deficiência visual têm capacidades únicas para a prática deste desporto. Juntamo-nos ao propósito de combater a discriminação em todas as suas vertentes e de sensibilizar a população para a importância do desporto numa sociedade mais justa e igualitária. Marvila Estamos Juntos!”.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!