CulturaLocal

Arte pública do Parque das Nações alvo de recuperação

resized_Arte pública P Nações (2)Ao abrigo de um protocolo celebrado entre a Câmara de Lisboa e a Junta de Freguesia do Parque das Nações, mais de 50 obras de arte no espaço público vão ser recuperadas.

O protocolo foi assinado pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, e o presidente da Junta de Freguesia local, José Moreno, numa cerimónia que contou com a presença do vice-presidente da CML, Duarte Cordeiro.

As obras que serão alvo de intervenção, assinadas por artistas contemporâneos como Pedro Cabrita Reis, José Pedro Croft, Rui Sanches, Fernanda Fragateiro e outros, estão instaladas no espaço público desde a realização da Expo-98.

Catarina Vaz Pinto classifica a intervenção como uma das mais importantes iniciativas que se fez no país para a reabilitação do conjunto escultórico, não deixando de salientar a grande concentração de obras de arte contemporânea. E dado que o objectivo também é que os munícipes se “apropriem destas peças”, aproximando-se à arte que “precisa de ser muitas vezes explicada”, será criado um roteiro para divulgação junto dos moradores, dos lisboetas e dos turistas.

José Moreno destaca o facto de as obras terem estado 17 anos sem qualquer intervenção e assume o compromisso de cuidar das obras, assim que estejam restauradas pela Câmara.

De forma a tornar o conjunto um pólo de atracção turística, a Junta de Freguesia do Parque das Nações prepara iniciativas como colecções de postais, selos e percursos para promover a arte no espaço público do seu território.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close