DossierLocal

Bares do Cais do Sodré e do Bairro Alto fecham mais cedo

resized_Rua Cor de RosaOs bares do Cais do Sodré e do Bairro Alto, em determinadas ruas designadas, vêem o seu horário reduzido temporariamente pela Câmara Municipal de Lisboa.

Esta é uma medida que pretende promover o bem-estar da população residente, que se queixa sobretudo do excessivo ruído vindo da rua, mas não só. Outras queixas vão da insegurança à falta de higiene e à deterioração do espaço público e mobiliário urbano.

Os bares das ruas da Atalaia, da Barroca, do Diário de Notícias, da Rosa e Luz Soriano, no Bairro Alto, bem como das ruas dos Remolares, da Ribeira Nova e Nova do Carvalho, conhecida como Rua Cor-de-Rosa, e Praça de São Paulo, no Cais do Sodré, passam a fechar à meia-noite durante a semana e às 2h da madrugada à sexta-feira, ao sábado e nas vésperas de feriados.

As medidas têm uma duração máxima de seis meses e aplicação imediata, de acordo com um despacho emitido pela Câmara. No documento, o vice-presidente da autarquia, Duarte Cordeiro, avança que as fiscalizações realizadas pelos serviços e as reclamações recebidas pela Câmara fazem crer que muitos dos estabelecimentos são “muito problemáticos nestas matérias”.

Recorde-se que em 2015 entrou em vigor um regulamento que reduzia o horário de funcionamento dos bares do Cais do Sodré, Santos e Bica para as 2h da manhã nos dias de semana e para as 3h ao fim-de-semana, à semelhança do Bairro Alto (sendo que antes podiam permanecer abertos até às 4h).

As medidas impostas pelo Município vão ao encontro das pretensões da Junta de Freguesia da Misericórdia, que numa tomada de posição conjunta (em parceria com as associações de moradores e comerciantes da Freguesia) defende não só a restrição dos horários de fecho como também a proibição de beber álcool no espaço exterior aos estabelecimentos a partir da 1h da manhã e o encerramento das lojas de conveniência a partir das 22h, entre outras questões, como a insonorização dos espaços de diversão.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close