Destaque

Protesto ruidoso contra os feminicídios

Em pleno Dia dos Namorados, cerca de meia centena de pessoas reuniram-se no Rossio para protestar e bater tachos contra a violência doméstica e o crescente número de feminicídios em Portugal.

Convocado pela Rede 8 de Março [Dia da Mulher], o protesto ruidoso intitulava-se “10 minutos de barulho” e pretendia alertar para a persistência do fenómeno da violência doméstica, em pleno Dia dos Namorados, visto que a violência começa, em muitos casos, logo no namoro.

A Rede 8 de Março é uma plataforma activista que, segundo a descrição apresentada na sua página de Facebook, “junta diversas associações feministas, anti-racistas, de defesa de direitos das pessoas LGBT e dos/as imigrantes e de combate à precariedade”.

O evento criado convidava os e as participantes a levar “uma panela, colher e força, para mostrar que se submissas nos querem, rebeldes nos terão! Basta de silêncio para com os femicídios! Vivas nos queremos, nem uma a menos!”.

A organização lembra que o ano de 2019 acabou com 28 mulheres vítimas de violência de género e que em 2020 já se registam duas mulheres assassinadas por homens em Portugal. Desde que começaram a registar-se em 2005, já somam mais de 540 mulheres, contabiliza o movimento.

O barulho foi muito no Rossio, junto à estátua de D. Pedro V, com os utensílios de cozinha a juntar-se às palavras de ordem e a um protesto simbólico encenado, com um conjunto de mulheres vendadas, deitadas no chão, acompanhadas de cartazes com mensagens feministas.

[foto: Facebook Rede 8 de Março]
Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close