Início » Dossier, Local » Protecção Civil: cursos de formação disponíveis nos Olivais

Com o intuito de formar os agentes locais do núcleo de Protecção Civil, a Junta de Freguesia dos Olivais já começou uma série de cursos de formação de nível I.

O vogal da Junta de Freguesia José Ricardo Silva, coordenador do Núcleo de Agentes Locais de Proteção Civil dos Olivais, explica ao nosso Jornal que se trata de um curso ministrado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) e pelo Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB).

Além de passarem a conhecer toda a orgânica e modo de funcionamento da Protecção Civil nacional, regional e local, os formandos vão aprender socorrismo, extinção de pequenos incêndios com recurso a extintor e ainda suporte básico de vida com DAE (Desfibrilhação Automática Externa).

O vogal aponta como objectivo a formação de um número significativo de agentes – já se inscreveram mais de 50 – e adianta que a Junta de Freguesia dos Olivais ambiciona vir a promover cursos de nível II, depois da experiência deste ano.

Quanto a informações úteis para os interessados, os cursos de formação vão realizar-se de segunda a sexta-feira ou, em alternativa, ao sábado. Têm sempre a duração de cinco dias (no caso dos sábados, realizam-se em cinco sábados intercalados), no horário das 9h às 18h.

Para se inscrever ou obter mais informações, contacte a Linha 24 horas da Protecção Civil da Junta de Freguesia dos Olivais – 919 477 100 ou procure informação utilizando a página de Facebook da autarquia.

“Estes cursos foram planeados a pensar no nosso dia-a-dia, para que todos os participantes estejam preparados quando acontecer um acidente, ou mesmo uma catástrofe, porque serão as primeiras pessoas organizadas que os vizinhos e familiares vão encontrar”, acrescenta José Ricardo Silva.

O vogal remata lembrando que a Câmara Municipal de Lisboa tem disponíveis, para todos os munícipes, cursos no âmbito da Protecção Civil, e salienta os cursos sobre o “Plano de Segurança Interno para Estabelecimentos de Ensino / Medidas de Autoprotecção”, dirigidos a professores, educadores, auxiliares de acção educativa e restantes funcionários das diversas escolas da cidade de Lisboa. São gratuitos e decorrem todos os meses até Maio, devendo os interessados contactar os serviços da Câmara.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!