Início » Destaque, Dossier, Local » Projectos para a Praça de Espanha em exposição

A Fundação Calouste Gulbenkian acolhe até 29 de Janeiro uma exposição intitulada “9 Ideias – Parque Praça de Espanha”, de entrada gratuita.

A exposição dá a conhecer os nove projectos finalistas ao concurso promovido pela Câmara Municipal de Lisboa para transformar a Praça de Espanha e foi inaugurada esta quinta-feira, dia 14 de Dezembro.

Na ocasião, o anfitrião foi o vereador do Urbanismo da CML, Manuel Salgado, que também tinha falado antes, na conferência de apresentação dos mesmos nove projectos, agora em discussão pública.

Recorde-se que foram apresentados, no total, 12 projectos, dos quais três foram eliminados. Manuel Salgado destacou a importância da água na elaboração e apreciação dos projectos, uma vez que a zona da Praça de Espanha é atravessada por ribeiras subterrâneas e costuma ser das primeiras áreas da cidade a sofrer com inundações nos períodos de precipitação forte e contínua.

Os nove projectos podem ser encontrados no Portal da Participação e permanecem em consulta pública até ao dia 29 de Janeiro de 2018 (de acordo com a informação constante no mesmo Portal).

O calendário prossegue com a segunda fase do concurso ainda em Fevereiro de 2018, para que o projecto final possa ser concluído entre 2018 e 2019, e ser depois lançado concurso para a execução da obra. Manuel Salgado não esconde que se trata de um calendário “ambicioso”.

Certo é que a Praça de Espanha será transformada num novo parque urbano com um grande jardim (45 mil metros quadrados), numa lógica de complementaridade e continuidade com o Jardim Gonçalo Ribeiro Telles da Fundação Gulbenkian. O alcatrão será fortemente reduzido na zona, incluindo o desaparecimento dos dois grandes eixos que atravessam a praça e o seu formato de grande rotunda.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!