DossierNacional

Portugal surpreende na Gala Michelin

Mais estrelas e finalmente um Guia Exclusivo em 2024

Portugal marcou definitivamente a Gala do Guia Michelin Espanha & Portugal 2023, que decorreu no dia 22 de Novembro, em Toledo, Espanha. Para além do significativo incremento no número de estrelas atribuídas, Portugal passará a deter, a partir de 2024, um Guia exclusivamente dedicado ao nosso país.

Concretiza-se assim, ao fim de 113 anos de existência do prestigiado Guia, a tão ambicionada e merecida autonomia da gastronomia e alta cozinha portuguesa.

Portugal passará a contar com uma edição do Guia Michelin constituída apenas por restaurantes portugueses (que actualmente representam cerca de 20% do total do Guia Ibérico), o que se traduzirá no incremento do número de restaurantes abrangidos e com expectáveis reflexos nos números de estrelas atribuídas e seleção Bib Gourmand.

Para Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, “esta conquista vem comprovar algo que há muito defendemos e que é o valor gastronómico do país. Pelas suas qualidades intrínsecas e distintivas, inovação e modernidade, e pelo valor que aporta à experiência turística, a gastronomia nacional é um dos activos que tem vindo, e continuará a ser, aposta reiterada do Turismo de Portugal.”

Refira-se que a Gastronomia já é um dos activos da Estratégia Turismo 20-27 (ET2027) e nessa perspectiva, este reconhecimento, seja pelo crescente número de estrelas atribuídas a restaurantes portugueses, seja pela existência de um Guia exclusivo, vem colocar toda a cadeia de valor da gastronomia portuguesa em patamares cada vez mais elevados de reconhecimento internacional, nomeadamente no segmento luxo, com o consequente contributo para o posicionamento de Portugal enquanto destino turístico de excelência.

O Turismo de Portugal congratula-se por mais uma demonstração da crescente valorização da alta cozinha feita no país, e acredita que este Guia, fruto do seu prestígio e notoriedade (presença em 4 continentes e em 40 países), será mais um contributo para a projecção de Portugal enquanto destino turístico diferenciador e propiciador de experiências únicas ao longo de todo o ano e em todo o território, assegurando simultaneamente o objectivo de crescimento em valor do turismo nacional.

Veja aqui os restaurantes portugueses no Michelin.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close