Início » Desporto, Local, Nacional » Portugal Campeão do Mundial de Atletismo de Síndrome de Down

Realizou-se entre os dias 1 e 8 de Outubro o V Mundial de Atletismo IAADS, ou seja, a maior competição mundial para atletas com Síndrome de Down, e Portugal sagrou-se campeão!

O título corresponde ao país que mais medalhas arrecadou na competição, que além de várias modalidades de atletismo compreende ainda o basquetebol e o ténis de mesa. A Selecção Nacional conquistou um total de 307 pontos, que lhe permitiu uma vantagem ainda significativa em relação ao segundo e terceiro classificados, respectivamente a África do Sul (256 pontos) e a Itália (166 pontos).

Quanto ao total de medalhas, os atletas portugueses conquistaram 29 (5 de ouro, 14 de prata e 10 de bronze), incluindo no ténis de mesa, triatlo, salto em comprimento, lançamento do peso e do disco, marcha, estafetas e várias distâncias na corrida. De salientar ainda a fixação de dois recordes: recorde mundial em estafeta de 4×100 m, por João Machado, Nuno Fernandes, Nelson Silva e Luís Gonçalves, com 59.81 segundos e recorde europeu no lançamento do peso T21 para João Gonçalves, com 9,81 metros.

Esta foi a 5.ª edição do Mundial organizado pela IAADS – International Athletic Association for persons with Down Syndrome (Associação Atlética Internacional para pessoas com Síndrome de Down) e decorreu na Ribeira Brava, na Madeira.

Parabéns a todos os atletas com Síndrome de Down que representaram as cores nacionais!

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!