Início » Local, Nacional, Outras » Ponte liga Macau a Hong Kong

Está perto da inauguração a maior ponte sobre o mar em todo o mundo: a Ponte de Hong Kong-Zhuhai-Macau, com 55 km no total!

É um projecto de engenharia gigantesco. Começou em 2009, sofreu vários atrasos, precisou da construção de três ilhas artificiais e abrange uma zona em túnel subaquático com cerca de 7 km.

A viagem que anteriormente só se fazia por ferry (com uma hora de viagem) vai passar a fazer-se de automóvel (embora com muitas restrições) de autocarro ou de táxi. Os tempos da viagem por estrada vão ser encurtados de 5 horas para meia hora.

A ponte é também um símbolo do projecto de integração regional no Sul da China, abrangendo as regiões administrativas de Macau e Hong Kong e a província de Guangdong e ligando as maiores cidades do Delta do Rio das Pérolas.

Para nós, que ficámos entusiasmados com a Ponte Vasco da Gama, com 12 km de extensão sobre o estuário do Tejo, a segunda maior ponte suspensa da Europa (e apenas desde que a Ponte da Crimeia foi inaugurada já este ano), a nova Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau é razão para ficarmos… boquiabertos!

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!