CulturaEducaçãoLocal

Poesia japonesa inspira workshops no Museu do Oriente

Foi na poesia Haiku que o Museu do Oriente se inspirou para organizar dois workshops durante o mês de Outubro, dedicados à Coreografia Haiku.

De origem japonesa, a poesia Haiku caracteriza-se por retratar a emoção do momento e uma profunda ligação com a natureza. É a sua interpretação através da dança que se propõe no workshop de Coreografia Haiku, destinado a artistas e estudantes com interesse por poesia e pelas artes de expressão corporal.

Em cinco sessões, será feita uma introdução ao conceito de poesia Haiku e a análise da obra do poeta japonês Matsuo Bashô (O eremita viajante), bem como exercícios práticos que procuram reconhecer a maneira através da qual as histórias tomam corpo transformando-se em sons, objectos, movimentos, gestos e palavras, por meio de exercícios corporais criativos. No último dia será realizada uma instalação coreográfica, a partir dos processos realizados no decorrer da semana.

Para quem pretende aprofundar os conhecimentos sobre Haiku, nos dias 24 e 31 de Outubro decorre um workshop que analisa poemas de autores orientais e ocidentais que se expressaram segundo as regras deste género, bem como dos grandes Mestres Japoneses.

Coreografia Haiku

22 a 26 de Outubro

Horário: 17h-20h

Preço: 70 € (cinco sessões)

Público-alvo: M/16 anos

Participantes: máx. 13

Haiku – Consolidar e aprofundar conhecimentos

24 e 31 de Outubro

Horário: 15h-17h

Preço: 25 €

Participantes: mín. 10

Público-alvo: M/16

Mais informações em www.museudooriente.pt

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close