DestaqueDossier

Plano de Drenagem de Lisboa prevê construção de dois túneis

resized_plano drenagemO presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, apresentou esta segunda-feira o Plano Geral de Drenagem de Lisboa, que abrange o período de 2016-2030.

“Este é o projeto mais importante e mais estruturante das últimas décadas para o futuro da cidade de Lisboa”, anunciou Fernando Medina, no salão nobre dos Paços do Concelho. Não são alheias a esta perspectiva a evolução das alterações climáticas e a ocorrência de fenómenos extremos. No centro da questão está o problema das inundações pontuais, para as quais concorrem todos estes fenómenos e a pressão dos canais de escoamento das zonas limítrofes da cidade, como o Município da Amadora, que regista cotas mais altas que Lisboa.

Fernando Medina refere que a “ambição deste programa é que seja eficaz, reduzindo significativamente os riscos de cheias e as suas consequências para a vida das famílias, das empresas e dos munícipes da cidade de Lisboa”. Depois de um estudo aturado, o Município chegou à conclusão de que a implementação deste plano é mais eficiente ao nível da minimização do impacto das obras, da rapidez e dos custos.

O investimento total apresentado ronda os 170 milhões de euros, sendo que 100 milhões estão destinados aos primeiros cinco anos.

Uma das principais novidades é a construção de dois túneis, um com uma extensão de 5 km e outro de 1 km, ambos com uma largura de 5 metros, para absorver os caudais. O túnel Monsanto – Santa Marta – Santa Apolónia é o maior, com início junto à estação de Campolide. O túnel Chelas – Beato é o mais pequeno, com início no cruzamento da Estrada de Chelas com a Calçada da Picheleira. As obras deverão começar em meados de 2016, estando a sua conclusão prevista para 2019.

O plano está disponível para consulta pública até final de Setembro. Para conhecer mais sobre o projecto, pode visitar o seguinte link.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close