Nacional

PINT OF SCIENCE 2020

Nos dias 7, 8 e 9 de Setembro a Pint of Science organiza um festival anual de divulgação de ciência que este ano decorrerá inteiramente online com sessões entre as 19h e as 22h. O festival é gratuito e contará com 11 oradores portugueses a trabalhar em 11 países diferentes do Mundo.

Como sempre, esta edição aborda as mais diversas temáticas, desde a astronomia e a neurociência, à biologia e à matemática. Através da página do facebook será possível assistir às diferentes conversas e aprender um bocadinho mais, por exemplo, sobre as cores do sol, a importância das cavernas no futuro da humanidade, novas estratégias de transporte de fármacos ou até mesmo quais as consequências da falta de comunicação das células da pele.

A Pint of Science é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objectivo é tornar acessível a discussão científica a toda a população de forma a colmatar a falha de comunicação que existe nesta área. Para tal, anualmente, é realizado um festival internacional de ciência, onde investigadores de diferentes áreas são convidados a apresentar os seus projectos de uma forma simples e interessante num ambiente descontraído como, por exemplo, um bar. O festival ocorre anualmente durante 3 dias no mês de Maio e em simultâneo em centenas de cidades do Mundo. Em 2018, o festival decorreu pela primeira vez em Portugal mobilizando mais de 500 pessoas. Em 2019, três novas cidades – Aveiro, Braga e Bragança – juntaram-se a Lisboa e Porto para acolher o festival nos dias 20, 21 e 22 de Maio.

Em 2020 o evento teria lugar em Aveiro, Braga, Évora, Guimarães, Lisboa e Porto. No entanto, por razões conhecidas de todos, será transmitido online.

Os temas a abordar serão os seguintes:

– Cabecinha pensadora: neurociência, psicologia e psiquiatria

– Do 8 ao 80: física, química, matemática e astronomia

– Com pés e cabeça: biologia humana, medicina e saúde

– O nosso Mundo: geociência, botânica, zoologia e biologia

– Ter muita lata: engenharia, robótica e computadores

– Chatear Camões: direito, história, política e línguas

– Pint’Arte: relação entre ciência e arte

Assista em directo na página de facebook da Pint of Science

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close