CulturaDestaque

“Periferias” regressa a Sintra este mês

Está a chegar a 9.ª edição do festival que promove a união da cultura lusófona em Sintra, que se vai espalhar por oito locais distintos do concelho. 

São 10 dias de eventos culturais para todas as idades, entre 27 de Fevereiro e 15 de Março, incluindo momentos de teatro, música, dança, exposições, oficinas inclusivas, uma feira do livro, entre outros.

Organizado pelo Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural, o festival Periferias regressa para a sua 9.ª edição, trazendo vários talentos nacionais e internacionais a oito locais diferentes do concelho de Sintra. O evento promove a união lusófona e a descentralização, levando a cultura a palcos já conhecidos como a Casa de Teatro de Sintra, a Casa da Cultura Lívio de Morais, o Auditório do Centro Paroquial de Rio de Mouro e o Salão Nobre da Junta de Freguesia Casal de Cambra, mas também com novos locais que se estreiam, como o Casarão da Lua, em Almoçageme, e o Auditório Municipal António Silva – AMAS, no Cacém.

Na programação da 9.ª edição destaca-se a continuação do trabalho da obra “Chiquinho”, uma co-produção cénica da Companhia de Teatro Fladu Fla, de Cabo Verde, e da Companhia de Teatro de Sintra, o concerto de Silvestre Fonseca, compositor, professor e concertista de guitarra clássica, que irá subir ao palco com amigos das Mornas e da Bossa Nova, a peça de teatro “Lavandaria Europa”, uma comédia negra criada a partir de textos de Gonçalo M. Tavares, Miguel Real ou Angélica Liddell, e, ainda, vários espectáculos direccionados ao público mais jovem como a peça de teatro “Os Grandes não têm Grandes Ideias”.

A Feira do Livro das Artes Performativas é outras das grandes atracções do festival que, além de promover uma recolha de livros para as bibliotecas Namibe, em Angola, irá apresentar um livro de cariz documental, resultante das várias residências artísticas exploradas pelo “Próximo”, criação teatral da Companhia de Teatro de Sintra que retrata as diferentes realidades sociais do concelho.  O actor contemporâneo Mário Viegas é, também, homenageado na exposição “Memória Teatral”.

O preço dos bilhetes dos diversos eventos do Periferias, que decorre entre 27 de Fevereiro e a 15 de Março, varia entre 1€ e 10€, havendo descontos disponíveis para grupos, jovens, entre outros e estão disponíveis na Ticketline. De referir que alguns dos momentos do programa são de entrada livre.

O Periferias foi criado em 2012 pelo centro de difusão cultural Chão de Oliva e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close