DestaqueDossier

Escavações arqueológicas no Miradouro da Graça

resized_Miradouro_da_GraçaA Câmara Municipal de Lisboa está a realizar escavações arqueológicas junto ao Miradouro da Graça, que deverão ficar concluídas nos primeiros dias de Setembro.

O objectivo é determinar se existem “elementos de valor patrimonial” para poder concretizar o “Percurso da Graça”, previsto no Plano Geral de Acessibilidades Suaves e Assistidas à Colina do Castelo. Este percurso prevê a instalação de um funicular entre a Rua dos Lagares e a Calçada da Graça, com capacidade para 15 pessoas, facilitando assim o acesso ao Miradouro Sophia de Mello Breyner (que é a designação do Miradouro da Graça).

A Câmara de Lisboa esclarece que “Os trabalhos arqueológicos que decorrem junto ao Miradouro Sophia de Mello Breyner são sondagens prévias de diagnóstico arqueológico destinadas a identificar a presença de elementos de valor patrimonial, designadamente sobre a eventual presença da Cerca Fernandina, de modo a aferir a existência de vestígios do imóvel classificado”.

As escavações decorrem desde o dia 6 de Agosto e têm uma duração prevista de 30 dias.

Além do funicular, o Plano de Acessibilidades prevê a colocação de três lanços de escadas rolantes na Mouraria, ligando o Martim Moniz à Rua Marquês Ponte de Lima, e de um elevador a ligar o Campo das Cebolas à Sé de Lisboa, que deverá ter capacidade para 12 pessoas.

Estas infraestruturas virão somar-se aos elevadores já instalados pela Câmara: os elevadores da Rua dos Fanqueiros (2013), do antigo Mercado do Chão do Loureiro (2011) e o de Santa Luzia (2015).

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close