CulturaDossier

XVI Festival de Bandas Filarmónicas da ACULMA enche de alegria as ruas de Marvila

_XVI Encontro de Bandas ACULMA - desfile das bandas (20)No dia 3 de Maio, uma solarenga tarde de Sábado, cumpriu-se o XVI Festival de Bandas Filarmónicas da ACULMA, tendo as bandas desfilado com pompa e circunstância pelas ruas de Marvila e proporcionado aos marvilenses uma tarde especial.

O evento começou, como é habitual, com uma concentração junto à sede da Junta de Freguesia de Marvila. Pelas 15 horas, já a banda da ACULMA (Associação para o Desenvolvimento Cultural e Social de Marvila) e as duas bandas convidadas aguardavam pelo momento da saída em desfile.

Este ano foram as bandas da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fanhões, do concelho de Loures, e da Sociedade Filarmónica de Mões, do concelho de Castro Daire, distrito de Viseu, a enriquecer o evento com a sua presença e actuação de qualidade.

_XVI Encontro de Bandas ACULMA - EB 23 Marvila (4)Evento importante para a freguesia e para a cidade

A Junta de Freguesia de Marvila fez-se representar por vários membros do seu executivo, entre os quais António Alves.

Ao EXPRESSO do Oriente, António Alves assume que “a ACULMA é muito importante para a freguesia de Marvila e não só. É para nós um orgulho ter na freguesia uma banda com esta dedicação e profissionalismo, uma das poucas bandas filarmónicas existentes na cidade de Lisboa”.

Lembrando que o hino da freguesia foi oferecido precisamente pela ACULMA, António Alves elogiou o trabalho da Associação ao longo de uma história que já se conta por décadas. Para finalizar, deixou uma palavra de apreço às bandas convidadas: “são muito benvindas e esperamos que regressem!”.

Jorge Máximo, vereador da Câmara Municipal de Lisboa, também marcou presença no Festival e fez questão de salientar que “Lisboa precisa de eventos como este”. Deixando um agradecimento à ACULMA pela sua actividade e iniciativas organizadas, confessou que já “perdeu a conta” às edições desta festa em que participou “com agrado”.

Apoio da Junta de Freguesia é determinante

Fátima Duarte, Presidente da Direcção da ACULMA, estava visivelmente satisfeita com o sucesso do evento: “está um dia muito bonito e está a ser uma festa bastante agradável, com muita qualidade”. A responsável explica que o Festival de Bandas Filarmónicas serve um propósito além do convívio marcadamente cultural que proporciona: mostrar o trabalho que a escola de música da ACULMA desenvolve ao longo do ano.

Além de agradecer a presença das duas bandas convidadas, fez questão de destacar o apoio da autarquia local: “o apoio que recebemos da parte da Junta de Freguesia é determinante para a existência da nossa escola de música, porque sem ele já teríamos fechado portas”. E prossegue: “apesar de a nossa mensalidade ser baixa, há vários pais que atravessam dificuldades económicas, pelo que os apoios são determinantes. Os instrumentos são caros e as despesas de funcionamento também não ajudam”.

_XVI Encontro de Bandas ACULMA - EB 23 Marvila (9)300 quilómetros percorridos

A banda da Sociedade Filarmónica de Mões foi de longe a que percorreu maior distância para poder actuar na EB 2/3 de Marvila. Renata Oliveira, maestrina desta banda do concelho de Castro Daire, ficou satisfeita com a prestação dos seus músicos: “nunca sai perfeito, mas posso dizer que correu bastante bem”.

Salientando que “é sempre uma honra receber um convite de outra instituição”, Renata Oliveira conta que “todos os membros ficam agradados por se terem lembrado de nós”. E “é bom participar nestas iniciativas porque se ganha experiência e se conhecem outras realidades”, conclui.

Sobre a sua banda, explica que assumiu a direcção como maestrina há dois anos, e que conta com 40 a 45 elementos, esperando atingir os 50 no fim desta época. É uma banda muito jovem, sem dúvida devido ao fenómeno da emigração, que já provocou algumas baixas…

Depois das actuações, tempo ainda para uma entrega de lembranças e um jantar-convívio com as bandas e os convidados. Para o ano há mais!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close