DossierEducaçãoReportagem

Olivais em Férias 2018

Do último dia de aulas até ao último dia de férias, a Junta de Freguesia de Olivais oferece um programa completo, cheio de actividades lúdicas, pedagógicas e culturais para as suas crianças!

Com perto de 400 crianças envolvidas nas actividades todas as semanas, a Junta de Freguesia de Olivais voltou a apostar este ano no seu “Olivais em Férias”, uma iniciativa que proporciona às crianças em idades até ao final do 1.º ciclo de escolaridade umas férias em cheio.

No programa constam piscinas instaladas nas próprias escolas, actividades lúdicas e pedagógicas em equipamentos como os refeitórios escolares, o Vale do Silêncio, a Biblioteca dos Olivais, os Mercados ou a Quinta Pedagógica, dança, yoga, música, actividades desportivas no campo do Sport Lisboa e Olivais (SLO), cicloturismo pelas ciclovias dos Olivais (ou nas imediações das escolas, para os mais pequenos) e muito mais!

Este ano, a novidade foi a impossibilidade de realizar as tradicionais idas à praia, resultante de um diferendo originado por alguns pais e pelos constrangimentos orçamentais, conforme esclarece ao EXPRESSO do Oriente a Presidente Rute Lima: “O nosso projecto teve de sofrer uma reformulação, motivada pelos elevados custos que as idas à praia implicam. Gostamos de praticar preços acessíveis e por isso temos de abdicar do que é possível abdicar e continuar a proporcionar programas de excelente qualidade aos nossos destinatários, que neste caso são as crianças. Temos neste momento prioridades como a regularização dos precários, alguns trabalhos extraordinários no arvoredo para evitar acidentes graves na Freguesia… estamos aqui para fazer escolhas e tomar opções, e esta foi a nossa opção”.

A autarca também lamenta o diferendo a que fizemos referência, que se reporta a algumas queixas que deram entrada na Provedoria de Justiça e na Câmara Municipal de Lisboa, resultando na separação estrita entre as actividades do Olivais em Férias e da CAF – Componente de Apoio à Família.

Rute Lima destaca ainda o facto de a autarquia olivalense ser uma excepção entre as suas congéneres por promover um programa de ocupação de férias que vai de Junho a Setembro: “Podíamos limitar-nos a ter os meninos na escola até ao final de Julho só com a CAF”, resume.

O nosso conselho para todas as crianças que ainda brincam nas piscinas, fazem pão com chouriço nos refeitórios e visitam as ovelhinhas da Quinta Pedagógica é o seguinte: aproveitem bem as férias!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close