Destaque

Olisipíadas encerram em clima de festa

resized_OlisipDecorreu este fim-de-semana a fase final da primeira edição das Olisipíadas, juntando no Estádio Universitário centenas de jovens atletas das 24 freguesias de Lisboa.

Depois de disputadas as provas de cada modalidade na fase local nos meses de Fevereiro a Maio, que registaram cerca de 5000 inscrições, os Jogos de Lisboa chegaram ao fim nos dias 30 e 31 de Maio. A despedida das Olisipíadas fez-se com uma grande festa de encerramento.

Estes quase cinco milhares de  jovens dos 6 aos 14 anos puderam participar em 12 modalidades desportivas distintas: andebol, atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica, judo, natação, rugby, skate, ténis de mesa e voleibol.

O programa das finais incluiu uma grande festa de abertura, em que não faltaram o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, o vice-presidente, Duarte Cordeiro, e o vereador do Desporto, Jorge Máximo. As atracções foram muitas: além dos jogos das competições finais houve actividades para toda a família, barraquinhas várias, jogos com bola, rastreios, pinturas faciais e muita música.

No capítulo musical, as estrelas foram os Anjos e os D.A.M.A., que protagonizaram um concerto em cada um dos dias. Os Anjos Nélson e Sérgio Rosado são, de resto, os autores do hino das Olisipíadas.

Promoção de uma cultura desportiva na cidade

O vereador Jorge Máximo não escondeu a emoção na hora de lançar a fase final dos Jogos, entusiasmando os presentes com as suas palavras. Depois de recordar uma citação de Nelson Mandela, segundo a qual “o desporto tem o poder de mudar o mundo”, o homem-forte do Desporto da cidade falou numa “cultura de partilha, de união, de espírito de equipa”, promovida pelas Olisipíadas. Para Jorge Máximo, “uma cidade que pratica desporto é uma cidade viva, unida, que faz cultura, que partilha”. Deixou ainda um sentido agradecimento a todos os funcionários da CML envolvidos no longo processo que tornou possível o projecto, às 24 Juntas de Freguesia, às federações desportivas, aos clubes, às escolas, às crianças e aos seus pais.

Fernando Medina, por seu turno, não deixou de destacar que as Olisipíadas foram “uma aposta ganha”, assegurando que os Jogos “continuarão a ser uma realidade nos próximos anos”. O presidente da Câmara de Lisboa vincou duas ideias fundamentais: que o desporto deve fazer parte da participação da vida em cidade e que através do desporto se consegue fazer passar os valores de uma formação cidadã, do mérito, do esforço, do fair-play, mas também do convívio com a desilusão.

Quanto aos vencedores, essa é sem dúvida a parte menos importante num projecto que pretende fomentar a prática desportiva entre as crianças, sendo a grande maioria não-federadas… mas fica uma nota bastante positiva: os vencedores em cada modalidade incluem praticamente todas as freguesias!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close