Destaque

O que fazer com o lixo espacial?

No momento em que está a ler este texto há milhares de satélites inativos e centenas de milhões de objectos mais pequenos a orbitar a Terra. Quais os riscos e o que podemos fazer para resolver este problema?

Bruno Carvalho, director da D-Orbit e da Ilex Space, é o convidado da próxima sessão de “Espaço à Quarta”, no próximo dia 23 de Junho, às 19h. Engenheiro da Computação e Electrónica do Instituto Superior Técnico, desempenhou vários cargos de liderança no sector espacial, tanto em Portugal como no estrangeiro. A moderação estará a cargo de Inês d’Ávila, responsável por projectos na área da segurança espacial, da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space.

O investigador dirige a Ilex Space desde 2017, ajudando a preparar empresas para o “Novo Espaço”. A criação de novos serviços que resultam da democratização do acesso ao Espaço tem de estar sempre associada à responsabilidade do descomissionamento dos satélites, ou seja, o processo de remoção de um equipamento, no final da sua vida útil. Por isso, empresas como a D-Orbit, são essenciais para resolver o problema do lixo espacial. Bruno Carvalho vai mostrar-nos como a Terra precisa da tecnologia espacial, e como podemos continuar a usufruir do acesso ao Espaço e dos serviços prestados à sociedade.

O Espaço à Quarta conta com a participação de cientistas e especialistas de empresas que nos ajudarão a descobrir as aplicações do Espaço na nossa vida. Todas as sessões são transmitidas e ficam registadas no YouTube da Ciência Viva. O público poderá colocar questões em directo, no chat da plataforma. O Espaço à Quarta é uma organização do ESERO Portugal, parceria entre a Ciência Viva e a ESA, com a Portugal Space.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close