Desporto

Novo Pavilhão Desportivo Municipal Nuno Delgado

O Pavilhão Desportivo Municipal Nuno Delgado foi inaugurado no dia 29 de Junho, na Escola Básica 2/3 Almeida Garret, na Amadora.

Esta nova infraestrutura municipal é composta por duas áreas desportivas distintas, que se complementam: uma sala especializada, polivalente, e um pavilhão desportivo servido por bancadas. Tem ainda um posto de socorro, balneários, zonas de atletas e salas destinadas a professores e árbitros. Foi também construído um parque de estacionamento de apoio ao edifício e reformulado o espaço público exterior.

A Cerimónia de Inauguração contou com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues; da Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares; e do Presidente da Escola Nuno Delgado, antigo Judoca e Medalhado Olímpico, Nuno Delgado.

Durante a cerimónia de inauguração Nuno Delgado, que agora empresta o seu nome a este novo pavilhão desportivo, contou que no final do seu percurso de judoca pensou no caminho que deveria percorrer ajudar a dignificar a Pátria. “Não era fácil encontrar algo que me preenchesse de forma tão poderosa como uns Jogos Olímpicos, mas a verdade é que encontrei a resposta na Escola, o meu local de origem. Eu sou professor de educação física e a escola que encontrei não estava à altura do que eu queria. Nós, atletas, queremos sempre mais e melhor e, portanto, iniciei o trajeto de Formar e Treinar Campeões para a Vida. Foi aqui na Amadora que esse desafio começou, uma ideia muito bem recebida pela nossa presidente Carla Tavares. Formar Campeões é um trajeto longo e depois destes anos todos, posso dizer que tivemos algumas derrotas, mas também tivemos muitas vitórias.”

Carla Tavares, Presidente da Câmara Municipal da Amadora afirmou que “é uma enorme honra para a cidade da Amadora e para a nossa comunidade educativa ter o nome do Nuno Delgado associado a este nosso pavilhão. O trabalho que o Nuno e a sua Escola têm desenvolvido no concelho da Amadora já tem dado frutos, é um trabalho resiliente e consolidado com um grande apoio dos directores dos agrupamentos. Neste espaço, como diz o Nuno, queremos formar Campeões para a Vida.”

O ministro da educação, Tiago Brandão Rodrigues destacou o empenho de todos: “Quero começar por reconhecer e homenagear o trabalho que tem sido desenvolvido por esta comunidade educativa, com o apoio da Câmara Municipal da Amadora. Hoje foi um dia especial. Quando chegámos assistimos a bailarinas fantásticas, com compromisso, entrega e saber fazer e judocas de exceção, posso dizer que era difícil ter uma sala de aula mais completa. Hoje homenageamos também o Campeão que dá o nome a esta excelente infraestrutura. O Nuno Delgado foi campeão na Amadora, em Portugal e no mundo inteiro e merece inteiramente esta homenagem.”

O Desporto Escolar conta agora com mais um equipamento de excelência ao mesmo tempo que homenageia um atleta de referência no desporto português.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close