EducaçãoLocal

Novo Centro Escolar em Camarate

resized_escola camarateA Câmara de Loures aprovou a abertura do concurso para a construção do Centro Escolar de Camarate EB1 n.º 1.

Em causa está uma situação temporária que teima em se prolongar no tempo, dado que há seis anos que as crianças de Camarate têm aulas dentro de contentores. De acordo com os pareceres técnicos pedidos pela Câmara, o edifício existente não tem aproveitamento possível no novo projecto, mas alguns dos seus elementos mais emblemáticos poderão vir a ser integrados na fachada da nova construção.

O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, ele próprio um ex-aluno da antiga escola, afirma tratar-se “de uma importantíssima obra no nosso concelho e na nossa rede escolar que virá pôr fim à trágica situação de há mais de seis anos os alunos desta escola estarem a ter aulas em contentores”. Quanto à questão do não-aproveitamento do edifício antigo, o autarca reconhece ser “evidente que para as pessoas de Camarate aquela escola, do ponto de vista emocional, tem um significado” mas contrapõe que “mais importante que isso neste momento é termos um equipamento novo.”

Já a vereadora Maria Eugénia Coelho afirma ser “um passo importantíssimo na reorganização da rede escolar de Camarate, que se apresentava bastante degradada e desadequada às reais necessidades”. E remata: “É um dia de alegria podermos permitir que um conjunto significativo de crianças possam perspectivar o seu futuro percurso escolar numa escola em condições, na freguesia onde habitam”.

O orçamento do projecto ronda os 2,5 milhões de euros e enquadra-se ao abrigo do empréstimo de 12 milhões contraído pelo Município de Loures.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close