Destaque

Novas matrículas nos automóveis

Entram em vigor esta quarta-feira, dia 15 de Janeiro, as regras aplicadas às matrículas portuguesas, com sequência alfa-numérica nova a chegar em breve e sem a faixa amarela com o mês e o ano de registo.

Antes de mais, importa referir que as matrículas em circulação não têm de ser substituídas. Os veículos actualmente em circulação não têm de trocar para o novo modelo sem a informação relativa ao mês e ano de registo.

As regras entram em vigor esta quarta-feira, após a publicação do respectivo decreto-lei esta terça-feira, 14 de Janeiro, aplicando-se obrigatoriamente a todas as matrículas atribuídas a partir da data em que se esgotar a actual série, com as duas letras ao meio (exemplo: 00-AA-00). A próxima série seguirá um modelo com dois pares de letras e um par de algarismos ao meio (exemplo: AA-00-AA).

O motivo do desaparecimento do rectângulo amarelo que indica a data da entrada em circulação prende-se com a harmonização das regras em relação à União Europeia, onde mais nenhum país tinha a barra amarela. Segundo o Governo, esse facto conduzia a interpretações incorrectas por entidades fiscalizadoras do trânsito, algo que agora deixará de acontecer. As matrículas passarão a ter à esquerda, no canto superior, apenas o P de Portugal e as 12 estrelas da UE em fundo azul.

Os proprietários que quiserem trocar a sua chapa de matrícula por uma no novo modelo podem fazê-lo.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close