Reportagem

Festa das Janeiras anima Marvila

A Junta de Freguesia de Marvila promoveu uma “Festa das Janeiras” no Salão do Vale Fundão, que contou com muita animação e alguns participantes incomuns nas janeiras tradicionais.

O evento teve três grupos protagonistas que se encarregaram de animar o público com o que melhor sabem fazer: o Grupo de Concertinas da Casa de Castro Daire, o Grupo de Dança da Universidade Sénior de Marvila e o Grupo de Cavaquinhos da Casa dos Arcos de Valdevez.

Diga-se de passagem que a Casa dos Arcos já tinha proporcionado um belo espectáculo na Igreja de Santo Agostinho a Marvila, com os Cantares ao Menino Jesus neste templo do século XVII.

Tanto talento junto no Vale Fundão só podia resultar numa excelente tarde de música e foi mesmo isso que aconteceu, com a plateia a aplaudir entusiasticamente os intérpretes e as suas actuações. No final, uma mesa farta serviu um lanche bem recheado, porque toda a gente sabe que se come bem em Marvila!

Ao nosso Jornal, o vogal da Cultura da Junta de Freguesia de Marvila, Joaquim Brito, que representou o presidente José António Videira na iniciativa, refere: “A tradição do cantar das Janeiras ou dos Reis chegou a Marvila por via das associações representativas das comunidades de várias regiões do país, particularmente das Beiras, do Minho e do Alentejo. Lá mais para o Minho diz-se cantar os Reis, noutros locais mais as Janeiras. No Salão de Festas tivemos o encerramento, nesta grande festa, mas não podemos esquecer que ao longo dos últimos dias tivemos cantares à moda antiga, mesmo a cantar de porta em porta. Foram várias associações a fazê-lo, com destaque para o Rancho Tradicional de Cinfães”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close