Destaque

No Ano Internacional da Mulher Agricultora o Espaço também é delas

A Organização das Nações Unidas declarou 2026 como o Ano Internacional da Mulher Agricultora, para salientar o papel da mulher nos sistemas agroalimentares e promover a igualdade de género neste sector. O Espaço à Quarta associa-se a esta celebração no dia 25 de Fevereiro, Quarta-feira, às 18.30, dando palco a três representantes da agricultura no feminino.

Como é que o Espaço pode contribuir para o acesso e a modernização da agricultura? Como é que as tecnologias de ponta podem ajudar as mulheres a tornarem mais rentáveis as suas explorações agrícolas? As especialistas convidadas falam-nos de agricultura de precisão, que integra tecnologias como satélites, sensores IoT (Internet of Things) e Inteligência Artificial (IA) para monitorizar e gerir as culturas de forma mais eficiente e sustentável. Com ferramentas avançadas e dados de satélite é possível optimizar a gestão de recursos e facilitar uma tomada de decisão à distância.

Joana Freixa, distinguida em 2025 como “Melhor Jovem Agricultora da Europa”, Livia Pian, investigadora do Smart Farm Colab – Laboratório Colaborativo para Inovação Digital na Agricultura, e Patrícia Lourenço, Gestora de Projecto, Inovação e Investigação na AgroInsider, que diariamente incorporam tecnologia espacial e estratégias inovadoras no seu ramo, falam-nos do que é ser mulher no sector agrícola.

De acordo com o último recenseamento agrícola, realizado em 2019, do total de produtores singulares, cerca de 33% eram mulheres e 67% eram homens. No que toca a altos cargos, apenas 15% de mulheres surgem como responsáveis de explorações ou empresárias independentes. A percentagem no feminino ainda diminui se olharmos para as profissões tecnológicas dentro desta área. As mulheres na agricultura enfrentam desigualdades ao nível da dimensão e produtividade de terrenos, meios de produção, acesso a crédito e remuneração média.

Na 6.ª edição d’O Espaço à Quarta, “Dar Espaço às Mulheres na Agricultura” é um contributo para promover a agricultura no feminino. A sessão terá transmissão, em directo, no canal de YouTube do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close