EducaçãoReportagem

30 Milhões para a Educação em Lisboa

Setembro é o mês do regresso às aulas e este ano Lisboa apostou na requalificação integral de três escolas básicas: EB Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, em Benfica; EB Manuel Teixeira Gomes, em Marvila; e EB Santo Amaro, em Alcântara. Já na freguesia do Beato, foi inaugurada a Creche do Casal do Pinto. As inaugurações decorreram no dia 14 de Setembro e contaram com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, assim como dos respectivos presidentes de junta em que se insere cada estabelecimento de ensino.

A Escola Básica Santo Amaro, em Alcântara, viu todas as salas serem requalificadas, assim como o ginásio e o recreio. Na EB Santo Amaro há agora uma plataforma elevatória para acesso a utilizadores com mobilidade reduzida, uma unidade de apoio à multideficiência adaptada para prestar o ensino especializado de que esta população necessita, assim como uma sala “snoezelen” vocacionada para o ensino especial. Nesta intervenção a escola ficou dotada de painéis solares térmicos e painéis fotovoltaicos que permitem um significativa melhoria da eficácia energética.

No Bairro da Boavista, na freguesia de Benfica, a Escola Básica Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles foi completamente reconstruída. O antigo edifício foi totalmente demolido para dar lugar às novas instalações num novo prédio com dois pisos e capacidade para 267 alunos. O investimento rondou os 11 milhões de euros e constitui o maior de sempre numa escola básica, justificado pela excelência do equipamento, com três salas para jardim-de-infância e oito salas para o 1.º ciclo do ensino básico que incluem instalações adequadas para as diversas valências, mas também um auditório, um conjunto de quatro recreios e um anfiteatro exterior.

Já em Marvila, a requalificação da EB Manuel Teixeira Gomes resulta de um antigo projecto apresentado pela associação de pais daquele estabelecimento de ensino para a construção das coberturas e que foi vencedor do Orçamento Participativo. Sete anos depois, a escola foi finalmente intervencionada e as obras alargadas a toda a área com a beneficiação das salas, ampliação da biblioteca, uma sala de ensino especial (espaço snoezelen), melhores acessibilidades, recreio e campo de jogos, e requalificação de espaços exteriores.

Na inauguração, o presidente da Junta de Freguesia de Marvila, José António Videira, começou por destacar a importante relação que mantém com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, assim como com todo o executivo camarário sublinhando que, apesar das diferentes famílias políticas a que cada um pertence, o objectivo de empenho na educação é comum. E de seguida enalteceu a participação da Associação de Pais que, ao longo dos sete nunca deixou de estar presente e enquanto agradecia à direcção anterior, à direcção presente, aos professores e auxiliares, foi verbalizando os nomes de muitas das pessoas e entidades envolvidas no percurso das obras de requalificação.

O presidente marvilense destacou a participação da freguesia nas actividades extra curriculares proporcionadas às crianças, representadas num esforço anual de cerca de 250 mil euros e enumerou as diversas modalidades que a Junta de Freguesia proporciona às suas crianças, que vão desde o atletismo, ao judo, karaté, ciclismo, boxe, às diversas artes, como teatro, expressão plástica ou música e referiu ainda o acesso à terapia da fala, considerando que nesta área, a freguesia substitui o Estado Central.

José António Videira aproveitou para lembrar que a escola foi ampliada, tanto no edifício como nas áreas exteriores e que necessita por isso de um reforço de pessoal para que continue a prestar um serviço de qualidade aos alunos e referiu também que, tendo em conta as condições de excelência deste renovado equipamento, está qualificado para receber as crianças que frequentem o 5.º e 6.º anos, evitando que tenham de sair de Marvila para cumprirem este ciclo de aprendizagem e preparando-as para, posteriormente, ingressarem na “vizinha” escola D. Dinis e terminou pedindo que “aquilo que é de Marvila finalmente fique em Marvila, porque é de Marvila”.

Por seu lado, Carlos Moedas agradeceu a José António Videira, que considera como “um homem inspirador” e afirmou que a prioridade da autarquia é a educação reforçando que se queremos mudar o país “a prioridade é a educação”.

Já na Freguesia do Beato, Carlos Moedas inaugurou a Creche do Casal do Pinto, “um sonho antigo do Presidente da Junta de Freguesia”, Silvino Correia, afirmou. Aqui, contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho e da Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Ana Jorge.

A Câmara Municipal de Lisboa investiu 30 milhões de euros em creches e escolas durante o ano de 2023, num total previsto de 107 milhões até 2026.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close