Cultura

Museu Bordalo Pinheiro inaugura exposição Pomar e Bordalo.

No próximo dia 14 de Março pelas 18h30, o Museu Bordalo Pinheiro inaugura a exposição, que se realiza em parceria com a Galeria Ratton e com o Atelier-Museu Júlio Pomar.

Com o propósito de assinalar o centenário da morte de Rafael Bordalo Pinheiro, em 2005, Ana Maria Viegas, da Galeria Ratton, convidou Júlio Pomar a deslocar-se à Fábrica Bordalo Pinheiro para criar um conjunto de peças cerâmicas únicas, feitas com base nos moldes originais de Bordalo. Pomar escolheu peças originais criadas por Bordalo Pinheiro no final do século XIX, que no século XX ainda fazem parte do catálogo da fábrica, onde são produzidas em série. As peças que o artista escolheu para a sua nova criação, e que agora são expostas no Museu Bordalo Pinheiro, representam animais e plantas de forma naturalista: gatos, touros, galinhas, porcos, caranguejos, peixes ou folhas de couve.

Para estabelecer esta relação inusitada entre Pomar e Bordalo, dois equipamentos museológicos da Lisboa Cultura, o Museu Bordalo Pinheiro e o Atelier-Museu Júlio Pomar associaram-se à Galeria Ratton, juntando outras peças àquelas obras centrais, produzidas em cerâmica.

A exposição abre dia 14 de Março e poderá ser vista até 21 de Junho.

A entrada na inauguração é gratuita.

MUSEU BORDALO PINHEIRO – Campo Grande, 382 – 1700-097 Lisboa

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close