Nacional
Semana da Leitura 2025
A Semana da Leitura, uma das iniciativas mais icónicas do Plano Nacional de Leitura, celebra-se este ano de 31 de Março a 4 de Abril.

A programação promete manter os seus principais objectivos: valorizar a leitura e a literacia nos territórios, com públicos distintos a nível nacional.
Será apresentado o segundo Guia de Leitura no Museu, desta vez na Fundação Côa Parque, privilegiando a relação entre a leitura, a arte, o património e a memória colectiva e individual. O programa Leitura em Família, que decorre na Biblioteca Municipal de Gavião, será o mote para a promoção e sensibilização para a leitura em ambiente familiar.
Em terras de Ourém será inaugurada uma minibiblioteca no Centro de Saúde da terra, valorizando o acesso ao livro e à leitura desde o nascimento, associado à saúde mental e ao desenvolvimento pessoal, social e cultural de todos.
Em Loulé, o programa estará com a Biblioteca Municipal na Associação dos Doentes Mentais, Família e Amigos do Algarve.
Para encerrar a Semana da Leitura, em Oeiras, será apresentado o Bairro Leitor, em parceria com a autarquia local, que visa o desenvolvimento de um ambiente rico em leitura, assente na participação da comunidade. Este vai ser um bairro modelo, que pode ser adaptado e replicado no futuro, noutros territórios do concelho e fora dele.
A melhoria das competências de leitura também estará na agenda, com a visita a Agrupamentos de Escolas onde os Planos de Ação para a Leitura estão em fase de implementação.
Em Loulé e no Gavião, estarão em destaque as bibliotecas itinerantes, que garantem o acesso ao livro em todo o território. Alunos, professores, bibliotecários, população sénior, famílias, utentes, enfermeiros e médicos, livreiros, escritores, curadores, artistas, estão todos convidados a participar. Haverá conversas sobre as leituras que nos fazem leitores, as leituras difíceis, aquelas que desejamos, as que rejeitamos, aquelas a que aspiramos. E as livrarias serão desafiadas a juntarem-se ao plano com montras, programação, campanhas e as indispensáveis conversas entre livreiros e leitores.
A lista de livrarias aderentes por todo o país será publicada e as escolas vão receber cartazes com conjuntos de sugestões de leitura e estão todas convidadas para participar neste festival literário.