CulturaDossierLocal

Mercado de artistas em Santa Catarina

No âmbito de uma proposta vencedora do Orçamento Participativo de Lisboa, nasceu um mercado de artistas junto à estátua do Adamastor, em Santa Catarina.

A Câmara Municipal de Lisboa descreve o acontecimento afirmando que “os artistas da capital têm agora um espaço de excelência para divulgar e vender as suas obras”.

A proposta vencedora do OP 2016/2017 foi inaugurada na passada sexta-feira, dia 13 de Julho, junto à estátua do Adamastor, freguesia da Misericórdia e consiste no mercado de rua “Santa Catarina-Feira de Arte”. O nome inicial do projecto era “Dar Alma ao Adamastor”.

“O Miradouro de Santa Catarina é um local único em Lisboa e, pela sua localização e disposição, podia ser mais bem aproveitado. Não existe em Lisboa uma praça com as características da Place du Tertre, Montmartre, Paris (…)”, afirmaram os promotores na apresentação do projeto, que recebeu o voto de muitos munícipes.

O objectivo assumido é o de “apoiar pintores e muitos outros artistas com um espaço onde possam vender e divulgar a sua arte, à semelhança do que acontece em inúmeras cidades europeias”.

Segundo informa o Município, “A partir de agora este mercado, que decorrerá no adro/largo fronteiro ao Palácio Santiago-Prezado ou dos Condes de Verride, atual Hotel Palácio de Verride Santa Catarina, na proximidade do miradouro e da estátua do Adamastor, será quinzenal, rotativo, e decorrerá nos meses de Julho, Agosto, Setembro e Outubro. Certamente mais um pólo de atracção turística e promocional em Lisboa”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close