Início » Destaque, Dossier, Local, Nacional » Marcelo foi aos Olivais defender o leite português

 

O Presidente da República falou no encerramento de um fórum promovido pela Confagri para defender o leite português como produto de qualidade.

Marcelo Rebelo de Sousa juntou-se aos participantes do fórum “Leite – Produto Nacional de Excelência”, que decorria na sede da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal (Confagri), junto ao Aeroporto Humberto Delgado.

O Chefe de Estado encontrou tempo na sua agenda para fazer uma intervenção em que apoiou os esforços do sector na promoção da qualidade do leite produzido em Portugal.

Além da “guerra” de todos os dias, travada com esforço pelos produtores, grandes e pequenos, de todas as regiões do país, Marcelo falou de uma “batalha” que se tem de promover: “uma batalha de ideias, uma batalha cultural, de mentalidade”, contra os que usam fundamentos falsos para desconsiderar o leite na alimentação.

Marcelo também referiu a importância de se introduzir a tal “batalha” desde cedo – nas escolas, junto das crianças, e elogiou a capacidade que a agricultura portuguesa (e o sector do leite em particular) teve de se readaptar perante as sucessivas mudanças na legislação nacional e comunitária.

Tudo isto depois de o presidente da Confagri e da Fenalac, Manuel dos Santos Gomes, ter apresentado a campanha “Quero Mais Leite”, por três anos, para fazer recuperar o consumo de leite em Portugal, e de ter criticado os “mitos e inverdades” sobre o consumo de leite. Também o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, participou na iniciativa.

Já depois do painel de encerramento do fórum, os participantes reuniram-se no exterior para uma degustação de produtos lácteos, mas estava reservada uma pequena surpresa: lado a lado com a presidente da Junta de Freguesia dos Olivais, Rute Lima, o Presidente da República ouviu as crianças da Escola Alice Vieira cantar uma música em que prometiam não abandonar o leite. A dada altura ouvia-se “o iogurte é o que a gente curte”, e Marcelo fez questão de cumprimentar as crianças que estavam mascaradas de manteiga, queijo e iogurte.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!