CulturaDestaqueNacional

“Macau 20 Anos” em debate e em filme

O Museu do Oriente acolhe esta sexta-feira, dia 29 de Novembro, uma conferência e a exibição de um filme sobre o tema da transferência da administração de Macau para a China.

Vinte anos depois da transferência da administração de Macau para a China, a Fundação Oriente convida um painel de especialistas para discutir a nova realidade deste território, numa conferência que se realiza no Museu do Oriente, na manhã de 29 de Novembro. No mesmo dia é exibido o filme “Macau 20 Anos Depois”, de Carlos Fraga, às 18h. Ambas as iniciativas têm entrada livre, mediante o levantamento do bilhete no próprio dia.

“Macau 2019 – 20 anos depois da transferência de poderes” reúne personalidades de áreas como a História, Economia, Artes Plásticas e Jornalismo, para darem a conhecer a sua vivência, experiência e conhecimento do território. Num balanço informado, despojado de nostalgias e orientado para o futuro, as duas mesas-redondas, moderadas por Jorge Santos Alves (Universidade Católica Portuguesa), realizam-se entre as 10h e as 13h e são subordinadas aos temas “Macau, a OBOR e a Grande Baía” e “Macau, Patrimónios e Novos Públicos/ Mercados Culturais”.

No Auditório do Museu do Oriente, a partir das 18h, é exibida a longa-metragem de Carlos Fraga, “Macau 20 Anos Depois – Testemunhos e Percepções da Matriz Lusófona sobre o Contexto da RAEM”, um olhar sobre uma Macau chinesa onde a cultura portuguesa se faz sentir e continua a marcar presença, numa viagem pela fascinante multiculturalidade que a define e diferencia de todas as demais cidades chinesas.

Ambas as iniciativas integram o programa comemorativo do 20.º aniversário da transferência da administração de Macau para a China, que a Fundação Oriente organiza até ao final do ano no Museu do Oriente.

Conferência “Macau 2019 – 20 Anos Depois da Transferência de Poderes”

Programa

10.00 – 11.15 | Mesa Redonda 1. Macau, a OBOR e a Grande Baía
Moderação Jorge Santos Alves (Universidade Católica Portuguesa) | Participantes João Amorim (Fundação Oriente), Carlos Gaspar (IPRI, Universidade Nova de Lisboa), Leonídio Paulo Ferreira (Diário de Notícias), Un I Wong (Morais Leitão & Associados)

11.45 – 13.00 | Mesa Redonda 2. Macau, Patrimónios e Novos Públicos/Mercados Culturais
Moderação Jorge Santos Alves (Universidade Católica Portuguesa) | Participantes Rui Simões (Instituto Politécnico de Lisboa), Hélder Beja (Capítulo Oriental – Agência Literária e Editora), Anabela Antunes e Pedro Reigadas (Galeria Arte Periférica, Lisboa)

Exibição do filme “Macau 20 Anos Depois – Testemunhos e Percepções da Matriz Lusófona sobre o Contexto da RAEM – Presente e Futuro”, de Carlos Fraga

Mais informações em www.museudooriente.pt

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close